Liga Meo Surf 2022 vai passar pela Ericeira em Junho

 

Fotografia: Jorge Matreno / ANSurfistas

 

Os melhores surfistas nacionais estão prestes a regressar à competição a partir do início de Abril, para mais um ano de Liga MEO Surf (principal prova de surf em Portugal e a que define os títulos de campeões nacionais), que passará pela Ericeira entre os dias 10 e 12 de Junho com o Allianz Ericeira Pro.

O calendário para a nova temporada conta com o regresso aos Açores como a grande novidade, numa incursão pelas regiões autónomas que não acontecia há 13 anos, ou seja, desde 2009.

a perna de verão da Liga MEO Surf arrancará na Ericeira

Calendário Liga MEO Surf 2022

Liga#1 – 1 a 3 de Abril – Allianz Figueira Pro
Liga#2 – 23 a 25 de Abril – Joaquim Chaves Saúde Porto Pro
Liga#3 – 10 a 12 de Junho – Allianz Ericeira Pro
Liga#4 – 24 a 26 de Junho – Allianz Ribeira Grande Pro
Liga#5 – 28 a 30 de Outubro – Bom Petisco Peniche Pro

O espetáculo do melhor surf nacional regressará, assim, dentro de menos de um mês, com a Figueira da Foz a inaugurar a corrida aos títulos máximos do Surf em Portugal, com o Allianz Figueira Pro de 1 a 3 de Abril, onde os campeões nacionais em título, Vasco Ribeiro e Francisca Veselko, envergarão as licras amarelas de cabeças de cartaz do Go Chill Ranking.

A Liga MEO Surf seguirá depois viagem para o Norte do país, com o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, a estar previsto acontecer de 23 a 25 de Abril, no Porto e Matosinhos. Na “perna de verão”, a Liga MEO Surf passará pela Ericeira de 10 a 12 de Junho e irá até à Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, de 24 a 26 do mesmo mês. Por fim, Peniche fecha o circuito pelo segundo ano consecutivo, de 28 a 30 de Outubro.

Para Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas, “É com muito orgulho e fortes expectativas, que apresentamos mais uma edição da Liga MEO Surf, na certeza que o seu papel tem sido determinante para a evolução do surf nacional. Esta será uma temporada igualmente especial por celebrarmos os 20 anos do acordo institucional entre Associação Nacional de Surfistas e Federação Portuguesa de Surf, mas também pelos 25 anos da ANSurfistas. E para coroar esta ocasião especial temos a grande novidade que é o regresso da Liga aos Açores, algo que alarga o espectro nacional da Liga MEO Surf 2022 e reforça o seu contributo para a evolução do Surf em Portugal.”

A Liga MEO Surf conta, pelo quarto ano consecutivo, com o Grupo Jerónimo Martins como parceiro de sustentabilidade. O Grupo reforça, assim, a importância que atribui à preservação da biodiversidade dos oceanos, “habitat natural” das competições de surf. Com o seu programa “Amar o Mar”, o Pingo Doce junta-se a esta parceria no âmbito das ações de limpeza de praia, ações de sensibilização e de pedagogia do público mais jovem relativamente a esta problemática.

Acresce ainda a participação do público com as escolhas dos seus surfistas preferidos no Fantasy Surfer, com um relógio GPS The Search 2 da Rip Curl para o vencedor de cada etapa e ainda uma prancha da Polen Surfboards para o mais pontuado no final do ano, convidando-se todos a registar-se em fantasy.ansurfistas.com.

a Allianz Triple Crown vai premiar os melhores surfistas no conjunto das etapas de Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande

Como indicador da sua relevância e maturidade, a Liga MEO Surf continuará a contar com a larga maioria dos seus parceiros habituais em 2022, reforçada agora com a Corona Extra, uma marca com forte afinidade com a comunidade do surf a nível global, sob forma do seu claim ‘this is living’.

Em relação a troféus laterais, destaque para mais uma edição da Allianz Triple Crown, que premeia os melhores surfistas no conjunto das etapas de Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. O grupo Joaquim Chaves Saúde vai premiar a melhor onda de cada etapa, enquanto o Bom Petisco Girls Score continua a distinguir o melhor score feminino por etapa. Todas as etapas vão contar ainda com as Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina. Ao bolo total do prize-money existente, juntam-se ainda os prémios atribuídos pelas Câmaras Municipais aos melhores surfistas locais nas etapas da Figueira da Foz, Ericeira, Ribeira Grande e Peniche.

As expectativas de Vasco Ribeiro, campeão nacional em título, para esta nova temporada “são boas, como sempre. Venho da conquista do quinto título nacional e parto para este ano com o objetivo de vencer mais um título. O meu objetivo passa sempre por vencer. Olhando para o calendário, considero que as alterações são ótimas. Regressar aos Açores é muito importante. É um sítio que adoro, por isso estou ansioso por voltar a lá competir”.

Já as expectativas de Kika Veselko, campeão nacional em título, para este ano “passam por defender o título com a mesma vontade que o quis atacar. Treino para isso diariamente e é mais um objetivo para além dos meus objetivos internacionais. Gostei da alteração no calendário porque é sempre bom variar e competir em sítios diferentes. Já competi nos Açores várias vezes, é um sítio que gosto imenso de ir e acho ótimo haver esta mudança no circuito. Estou super motivada para mais um ano de Liga MEO Surf e muito feliz pela última etapa ser em Peniche, onde vou relembrar um momento tão feliz e especial para mim, que foi a conquista do título no ano passado.”

Campeões Nacionais 2017 a 2021

2021 – Vasco Ribeiro e Kika Veselko
2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
2019 – Miguel Blanco e Yolanda Hopkins
2018 – Miguel Blanco e Camilla Kemp
2017 – Vasco Ribeiro e Carol Henrique

A nível televisivo, todas as etapas poderão ser acompanhadas em directo na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona Extra e Rip Curl, o parceiros de sustentabilidade Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios de Figueira da Foz, Porto e Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e Peniche, e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz, Onda Pura, Ericeira Surf Clube, Azores Surf Club e Península de Peniche Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês