Fotografia: DR
No âmbito do Pacto Europeu para o Clima, o Município de Mafra reforçou o seu compromisso com o ambiente e a promessa de um planeta mais limpo, disponibilizando publicamente as medidas adoptadas para alcançar a neutralidade climática.
Toda a informação relativa aos compromissos de sustentabilidade ambiental podem ser encontrados online numa plataforma desenvolvida pelo Carbon Disclosure Project (CDP), resultado da mais recente Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, a COP26.
uma Europa mais verde, de forma a alcançar a neutralidade climática até 2050
É nesta plataforma que está partilhada com o público a estratégia de sustentabilidade do Município, de forma a fornecer uma melhor interpretação dos fundamentos que guiam a acção municipal na defesa das questões ambientais.
Quais são esses compromissos?
Adaptação:
- Ter um plano de cidade publicado que aborde a adaptação às mudanças climáticas;
- Conduzir e divulgar avaliações de vulnerabilidade para fornecer estimativas dos riscos, perigos ou vulnerabilidades associados às mudanças climáticas dentro da sua jurisdição;
- Identificar e relatar os riscos climáticos mais significativos que afetam a cidade.
Emissões:
- Ter um inventário recente de emissões em toda a cidade ou realizá-lo nos próximos dois anos.
Alimentação:
- Subsidiar frutas e vegetais frescos;
- Motivar os locais de venda de frutas e legumes frescos.
Multi-tópico:
- Divulgar publicamente os dados ambientais da cidade.
Resíduos:
- Medir e relatar a criação anual de resíduos sólidos na cidade.
Água:
- Ter uma estratégia de gestão de recursos hídricos da cidade publicada.
O que é o Pacto Europeu para o Clima?
Esta é uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia à escala da União Europeia que pretende envolver cidadãos, comunidades e organizações em acções em prol do clima e do ambiente, contribuindo para a construção de uma Europa mais verde, visando alcançar o objectivo da neutralidade climática até 2050.
Mafra começou a avaliar e a medir os impactos para obter uma compreensão holística dos principais efeitos que as mudanças climáticas exercem
O CDP (Carbon Disclosure Project) é uma organização mundial sem fins lucrativos que gere o sistema global de divulgação de dados em matéria ambiental, para investidores, empresas, cidades, estados e regiões apoiando na gestão dos seus impactos, estando comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável dos governos locais. O Município de Mafra tem colaborado, desde 2018, com esta organização. De acordo com a metodologia de pontuação do CDP 2020, o Município encontra-se na faixa de pontuação de “Consciencialização” e que é descrita como “A cidade/região começou a avaliar e a medir os impactos para obter uma compreensão holística dos principais efeitos que as mudanças climáticas exercem sobre ela. Isso permitirá entender os riscos climáticos que a cidade enfrenta e, desse modo, criar planos de adaptação e mitigação.”
É possível ler toda a informação no website oficial europeu.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês