Legado de Aristides de Sousa Mendes relembrado na Ericeira

 

Fotografia: Center of Portugal

 

No Sábado, dia 18 de Março, a Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, vai receber um evento de homenagem ao legado humanista do cônsul português em Bordéus (França) Aristides de Sousa Mendes.

Numa parceria entre o Instituto de Cultura Europeia e Atlântica (ICEA) e o CFPAERC, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Mafra, o programa traz um conjunto de actividades que incluem exposição, palestras, debates e testemunhos em tributo ao homem que desafiou as ordens do ditador António de Oliveira Salazar, concedendo milhares de vistos para salvar as vidas de refugiados que procuravam escapar ao terror Nazi.

cônsul português concedeu milhares de vistos para salvar as vidas de refugiados que procuravam escapar ao terror Nazi

A abertura do evento “Aristides de Sousa Mendes e o seu legado humanista” dá-se às 15 horas. Às 15:15 começará a palestra “A Escola Real de Mafra e a promoção de valores humanistas – segunda metade do séc. XIX”, apresentada por Carlos Manique da Silva, do Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho.

Às 16 horas António Moncada de Sousa Mendes (neto do humanista português) irá apresentar a palestra “Testemunhos de um Neto”, à qual se seguirá um intervalo, com coffee break e visita à exposição “1940, Exílio para a vida”, patente no foyer da Casa de Cultura.

Na segunda parte da tarde, às 17:30 arrancará uma apresentação intitulada “A 2ª Guerra Mundial – os primeiros anos (1939-1941)”, introduzida por Miguel Monteiro, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – ICEA.

O evento terminará com um debate moderado por Anabela Almeida, do Agrupamento de Escolas da Ericeira – ICEA.