Fotografia: NKE
Martim Oliveira, atleta do Núcleo de Karate Ericeira (NKE), sagrou-se Vice-Campeão Nacional de Karate na categoria 8-9 anos na vertente de Kata.
No Campeonato Nacional de Karate, disputado na Póvoa do Varzim no dia 19 de Maio, o atleta de 9 anos (que já tem no currículo títulos tão relevantes como Campeão Regional de Karate e Campeão do Mundo de Karate Goju-Ryu) chegou mesmo a ser declarado Campeão Nacional de Karaté 8-9 anos, acabando por sair da localidade nortenha na condição de Vice-Campeão Nacional.
O que esteve por trás desta reviravolta foi uma má decisão: após ter desclassificado (erradamente, de acordo com os relatos apurados) o seu adversário na final, a mesa de juízes da Federação Portuguesa de Karaté acabou por revogar essa desclassificação, retirando o título a Martim e atribuindo-o a Rodrigo Jesus. De qualquer forma, Martim Oliveira melhorou o 3º lugar conquistado no ano passado.
Se uma imagem vale por mil palavras, a fotografia que surge em destaque neste artigo é bem reveladora do carrossel de emoções vivido pelo jovem atleta.
De acordo com uma publicação do sensei João Pedro Ramalho no Facebook, “esta foto (tirada após a primeira decisão) espelha a postura do Martim Oliveira. Podia ter alcançado o título que tanto ambiciona, mas assim…”
Para o treinador, “Impôs-se a verdade desportiva, mas “humilhou-se” dois atletas de grande nível. Não, não fomos roubados. Não desculpo a falta de resultados com a prestação dos árbitros, nunca o fiz e certamente nunca o farei.”
João Pedro Ramalho termina o texto com uma mensagem para Martim: “Demonstras o que é ser campeão para a vida.”
Gaspar Pinheiro, atleta do NKE com 11 anos, também teve uma boa prestação, vencendo 3 eliminatórias por 5-0 e acabando em 5º lugar a nível nacional no escalão 10-11 anos.