Já é conhecido o programa das Festas de Nª Sra da Boa Viagem

 

Fotografia: DR

 

Foi esta manhã divulgada a programação das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, que se realizam na Ericeira entre os dias 17 e 22 de Agosto.

Sao 75 anos a celebrar a Padroeira dos Pescadores, e depois de dois anos de interrupção provocada pela pandemia da Covid-19 a Comissão de Festas quis apostar em festividades para todos os gostos e para toda a família.

o religioso e o profano andam de mãos dadas durante estas festividades que fazem parte do ADN Jagoz

Haverá novidades e o retomar de tradições, procissões bailaricos, espetáculos e fogo-de-artifício. De acordo com a Comissão de Festas, este ano será retomado o Tapete de Areia e Sal, pelas mãos de Pedro Brites; serão vendidos copos reutilizáveis e também camisolas com a nova identidade visual das Festas; e será inaugurada no dia 2 de Agosto, às 18 horas, uma exposição comemorativa dos 75 anos das Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem (que agora se fazem em parceria com a Câmara Municipal de Mafra) na Rua Eduardo Burnay, com uma retrospectiva das Festas durante este tempo.

Quanto ao cartaz desta celebração, onde o religioso e o profano andam de mãos dadas, os destaques vão para as seguintes iniciativas: concertos de Jorge Guerreiro (logo no dia 17 de Agosto, Quarta-feira, às 22 horas) e Buba Espinho – dia 18, 5ª-feira, às 22 horas; Procissão das Velas (no dia 20, Sábado, a partir das 21:3), com a ida da Imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem ao mar, caso as condições marítimas o permitam; e no dia 21 a Missa Campal (no Largo da Igreja de São Pedro às 12 horas) e a Procissão pelas ruas da Ericeira (a partir das 16 horas), acompanhada pela Banda Filarmónica da Ericeira e a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Ericeira.

Como é habitual, o Largo das Ribas (com vista para a praia dos Pescadores) será a base destas celebrações que fazem parte do ADN Jagoz, havendo serviço de restaurante entre os dias 17 e 22 de Agosto.

Este ano as Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem apostam numa nova identidade visual, criada pela empresa ericeirense That’s it!. O novo logotipo das Festas mostra uma réplica da imagem que está na Capela de Santo António, com um barco na mão direita, apontado para Jesus, que segura na sua mão esquerda. Nossa Senhora está por sua vez dentro de um barco enfeitado de flores, não só simbolizando o andor artesanal onde segue desde 1947, assim como a procissão ao mar, à noite. Apenas na Ericeira e em Peniche se realizam procissões noturnas ao Mar. A da Ericeira é a única que tem a característica Mariana de “Procissão das Velas”.

A imagem é ladeada pelo dizer “Nossa Senhora da Boa Viagem”, da palavra “Ericeira” e do ano em que se presume que as Festas retomaram após a Capela ter sido vandalizada e a antiga imagem ter sido deitada ao mar. Estas frases criam o efeito de “nicho”, ou altar, fazendo referência ao seu local de estada durante o ano no interior da capela que lhe é dedicada, e a Santo António, no recinto das festas: O Largo das Ribas.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês