Há 44 novas empresas de animação turística por mês

Aulas Hollow Boardshop. - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

A prosperidade no turismo português tem orientado o crescimento das empresas do sector. Só este ano já foram criadas 297 novas empresas de animação turística, de acordo com dados do Registo Nacional de Agentes de Animação Turística divulgados pelo Dinheiro Vivo.

Repartindo em números práticos, este impulso traduz-se em 44 novas empresas do género por mês, um aumento de 18% em relação ao total registado no final do ano passado. De salientar que a lei que regula as Empresas de Animação Turística engloba, por exemplo, actividades de mar, como as escolas de surf, bodyboard e demais desportos marítimos – que abundam na Ericeira –, pelo que a explosão no número de praticantes foi um dos factores essenciais para o desenvolvimento consistente deste tipo de actividade.

“Antes da entrada em vigor do diploma – que visa a liberalização deste tipo de atividade –, a média de novas empresas registadas era de 26 por mês e agora passou para 44”, sublinhou o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes. O dirigente frisou ainda que “quando o Estado dá espaço às empresas, as empresas respondem, e respondem com criação de emprego e crescimento”.

Entre as medidas jurídicas que facilitaram o acesso das empresas à actividade estão o fim do registo obrigatório em diversas áreas (autódromos e kartódromos, parques temáticos, marinas, spas, hipódromos, entre outros), substituído por uma comunicação prévia, e o fim dos seguros obrigatórios, que levaram a uma quebra nos custos de licenciamento.