Algumas das mais belas paisagens do concelho em duas caminhadas

Ribeira d'Ilhas, Ericeira. - ph. Ricardo Bravo/MOCHE

 

Fotografia: Ricardo Bravo/MOCHE

 

Além de surfar, apanhar banhos de sol e mergulhar nas águas azuis da Ericeira, este recanto costeiro tem muito para oferecer, tal como se pode comprovar por estas duas sugestões de caminhadas para o fim-de-semana de 4 e 5 de Junho.

No dia 4 percorra várias praias do concelho com o evento “Caminhando na Costa Norte da Ericeira”, onde os participantes poderão apreciar as belas panorâmicas das praias da região mais a Norte da Ericeira, num percurso que se inicia na Praia de São Lourenço e percorre a costa escarpada, com falésias impressionante e abruptas sobre o areal, que quase desaparece na enchente do oceano Atlântico.

São Lourenço – ph. DR

Será possível explorar locais como São Lourenço, uma praia bastante espaçosa e das mais frequentadas da região, localizada na Freguesia de Santo Isidoro, que alia à beleza da sua paisagem – marcada pela foz do Safarujo e o extenso areal – a qualidade dos equipamentos disponibilizados aos banhistas. As suas ondas, que integram a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, são muito procuradas por surfistas e praticantes de stand up paddle.

envolvida por uma majestosa encosta rochosa e por uma área de vegetação selvagem característica do litoral

Outra praia que pode também descobrir nesta aventura é a Calada. Esta pequena e abrigada baía, que também integra a Freguesia da Encarnação, distingue-se pela sua beleza natural, rodeada por arribas altas e escarpadas. Apesar do relevo acidentado, é dotada de boas acessibilidades viárias e disponibiliza um generoso parque de estacionamento. Conta com um moderno apoio de praia, duche, passadiços de acesso, zona desportiva no areal, colmos e espreguiçadeiras para aluguer. As suas ondas são igualmente procuradas por praticantes de surf e bodyboard.

Praia da Assenta – ph. DR

Sem esquecer a acolhedora Praia da Assenta, que já pertence ao concelho de Torres Vedras e está envolvida por uma majestosa encosta rochosa e por uma área de vegetação selvagem característica do litoral. As suas águas límpidas permitem observar as rochas existentes no fundo do mar, trazendo-as à superfície na maré baixa, o que cria belíssimas lagoas naturais.

Ainda será possível explorar outros pontos de interesse, como Casais de São Lourenço, a Praia das Escadinhas, a Praia de Porto Barril, p Porto da Assenta e todo um leque de paisagens naturais.

Esta caminhada está marcada para as 9:30, no parque de estacionamento da Praia de São Lourenço, o respectivo percurso tem  uma distância de 17 km e um nível de dificuldade 3.

Os bilhetes de participação têm um valor de €8 e podem ser comprados online, através do website Caminhando.pt.

Já no dia 5 todos os caminhos vão dar a Ribeira d’Ilhas, numa caminhada intitulada “Entre o Mar e o Campo”.

a Praia de Ribeira D’Ilhas é um cartão de visita da Reserva Mundial de Surf

Este é um percurso feito por falésias, trilhos fechados, troços técnicos e subidas acentuadas e onde o mar é uma companhia constante. Os fortes têm presença marcada, assim como a extraordinária vista sobre um território que combina o verde da vegetação com o azul intenso do mar, que deliciam os olhos e a alma de quem observa.

Neste evento, os participantes partem da Praia de Ribeira D’Ilhas, um cartão de visita da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, e ascendem à falésia, onde irão percorrer alguns quilómetros ao lado do mar, contemplando as bonitas arribas e o intenso azul do mar, tão característico desta região. De seguida, dirigir-se-ão à famosa Praia dos Coxos, onde irão cruzar o areal, continuando até ao Forte de Santa Susana, nas imediações da Praia de São Lourenço.

Aqui, segue-se um pouco por alcatrão até alcançar um trilho fechado que leva ao acesso da Praia de São Lourenço. Antes de chegar à praia, será tomado um desvio que segue junto ao Rio Safarujo, que levará os participantes até à grande dificuldade do dia: a extensa e bonita subida, com alguns pontos de inclinação acentuada, que culmina com uma vista panorâmica magnífica sobre a região e que liga ao Forte do Picoto (Forte das Linhas de Torres), assim como à povoação do Marvão.

Daqui desce-se até Paço D’Ilhas, aproveitando a bonita vista que a altitude proporciona. Chegados a Paço D’Ilhas, os participantes iniciam uma descida, por um troço único, até Santo Isidoro, onde avançam por estrada até à margem do Rio Cuco. Acompanharão o Rio durante algum tempo, até chegar ao desvio que liga a um belo trilho fechado, com vista para os campos trabalhados, finalizando a caminhada de volta à Praia de Ribeira D’Ilhas.

Esta é uma caminhada com conta com uma distância circular de 12 km e uma dificuldade média e adequada a pessoas habituadas a caminhar na natureza, com actividade física regular e familiarizadas com a prática desportiva.

A participação no evento tem o valor de €10 e o ponto de encontro está marcado para as 8:45 no parque de estacionamento da Praia de Ribeira d’Ilhas.

As incrições, assim como toda a informação relativa a esta caminhada, estão disponíveis através do website da Always On Track.

É aconselhável a todos os participantes, para ambos os eventos, trazer calçado adequado, vestuário compatível com as condições atmosféricas, boné e protector solar, água e alimentação para todo o percurso.