Fotografia: Márcio Barreira
O website do The Guardian publicou recentemente uma reportagem intitulada “Europe’s hidden coasts: Costa de Prata, Portugal”. Nesta peça de viagens dedicada ao nosso país, além de louvar o (ainda pouco reconhecido) litoral centro lusitano, realça mais “cinco pérolas escondidas da costa portuguesa“. E entre estes destinos encontra-se a Foz do Lizandro.
Foi em meados de Maio que a edição online do jornal britânico dedicou espaço ao litoral entre as cidades do Porto e de Lisboa, não poupando elogios à qualidade das praias, à amabilidade das pessoas e à história e cultura locais.
Após se debruçar sobre a chamada “Costa de Prata” – região costeira que engloba o litoral de Portugal entre a foz do rio Douro em Vila Nova de Gaia e o concelho de Torres Vedras –, o autor Kevin Gould elencou uma mão cheia de destinos: e a Foz do Lizandro surge a par com as Berlengas, o Cais Palafítico da Carrasqueira, a Praia do Meco e a ilha (quase) Deserta do Algarve.
A Foz do Lizandro entrou nesta prestigiosa lista sendo descrita como uma zona de surf de classe mundial, uma das melhores praias em Portugal (e no Mundo, por maioria de razão) para a prática de desportos de ondas durante todo o ano, apenas a 15 minutos a pé da Ericeira e a 20 km de Lisboa. O The Guardian refere ainda que aqui existem “ondas que até um principiante consegue surfar”, revelando no entanto algum desconhecimento ao escrever que esta praia “acolhe duas competições internacionais todos os anos”. Nesta parte específica, uma das principais referências jornalísticas inglesas da actualidade terá feito confusão com a praia de Ribeira d’Ilhas, mais a Norte…
Pode ler o artigo original na edição electrónica do jornal The Guardian.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês
