Fotografia: Pedro Mestre / ANSurfistas
Pedro Henrique venceu ontem na Praia do Cabedelo o Allianz Figueira Pro, a terceira etapa da Liga Meo Surf e segunda prova do calendário a contar para o Allianz Triple Crown.
Na final da competição masculina o actual campeão nacional derrotou Miguel Blanco, que desde 2015 não atingia uma final da Liga. Ambos os surfistas fizeram um excelente campeonato, alcançando algumas das mais elevadas pontuações do fim-de-semana. Blanco começou melhor a final, mas Pedro Henrique fez a única nota excelente (9 pontos) do heat, fechando a porta ao seu adversário.
“Estou muito feliz. Foi um campeonato incrível de ondas. É a minha primeira vez na Figueira da Foz e estou contente por ter vindo aqui, mesmo tendo sido em trabalho (risos). Esta vitória chega num momento incrível, porque tenho um campeonato muito importante na África do Sul daqui a pouco tempo e não sabia se o ia conseguir fazer, uma vez que não tenho patrocinador principal. Agora, com esta vitória, vou poder ir à África do Sul competir numa prova que é muito importante para os meus objetivos”, declarou o surfista que, com esta vitória, somou 1000 pontos e subiu da 6ª para a 3ª posição do ranking nacional.
Nota ainda para o 3º lugar de Guilherme Fonseca, melhor resultado de sempre deste surfista de Peniche na Liga Nacional de Surf. Também em 3º lugar, com uma excelente prestação, ficou Eduardo Fernandes, surfista de Cascais. Ambos os surfistas (que carregaram o vencedor da etapa em ombros após a final) mostraram estar num excelente momento de forma.
Quanto ao primeiro lugar do ranking nacional, Tiago Pires, que à chegada à Figueira da Foz partilhava a posição com Vasco Ribeiro, está agora isolado na liderança, uma vez que ficou em 5º lugar, à frente de Vasco Ribeiro, que foi eliminado na terceira ronda da prova. ‘Vasquinho’ está agora em segundo do ranking, com Pedro Henrique a fechar o pódio. Gony Zubizarreta (atleta do Ericeira Surf Clube em destaque, a par de ‘Saca’) vem logo a seguir, na 4ª posição.
Na Allianz Triple Crown é, também, Tiago Pires quem lidera o ranking, seguido por Pedro Henrique em 2º e Vasco Ribeiro em 3º.
A próxima etapa da Liga Meo Surf (e última da Allianz Triple Crown) é o Allianz Sintra Pro, agendada para a Praia Grande entre os dias 14 e 16 de Julho.
Resultados finais
Final Masculina: Pedro Henrique 16.00 (1º) x Miguel Blanco 11.95 (2º)
Final Feminina: Teresa Bonvalot 15,75 (1ª) x Camilla Kemp 15,75 (2ª)
Renault Expression Session: Pedro Henrique
Figueira Best Surfer: Ivo Cação e Rita Vasconcelos
Sommersby Onda do Outro Mundo: Teresa Bonvalot
Ranking Nacional Feminino
1ª Teresa Bonvalot
2ª Carol Henrique
3ª Camilla Kemp
4ª Yolanda Hopkins
5ª Mariana Garcia
Ranking Nacional Masculino
1º Tiago Pires
2º Vasco Ribeiro
3º Pedro Henrique
4º Gony Zubizarreta
5º Marlon Lipke
Ranking Feminino da Allianz Triple Crown
1ª Teresa Bonvalot
1ª Carol Henrique
3ª Camilla Kemp
Ranking Masculino da Allianz Triple Crown
1º Tiago Pires
2º Pedro Henrique
3º Vasco Ribeiro