Ezekiel Lau e Luana Silva vencem o Meo Vissla Pro Ericeira

 

Fotografia: Pedro Mestre

 

Ezekiel Lau e Luana Silva são os grandes vencedores do Meo Vissla Pro Ericeira, que terminou hoje na praia de Ribeira d’Ilhas, na Ericeira. A 2ª etapa do Challenger Series, – prova que segue agora para França, onde vai decorrer o Quiksilver Pro France a partir do dia 16 de outubro, – decorreu ao longo de toda a semana com condições épicas e scores incríveis, muitos deles acima dos 18 pontos.

Na final masculina, o havaiano destacou-se desde cedo na bateria, com as duas primeiras ondas a contarem para o score total de 16,57 pontos em 20 possíveis, eliminando assim Jackson Baker (13,27 pontos). Uma vitória merecida para Zeke Lau, com duas ondas de 8,00 e 8,57 pontos, e uma excelente prestação ao longo de todo o evento que lhe valem assim 10000 pontos no ranking. O havaiano já tinha alcançado um 9.º lugar na Califórnia, na 1.ª etapa do Challenger Series, e soma agora a 1.ª vitória numa etapa desta importância.

“É incrível. Finalmente consegui, tenho trabalhado tanto. Sabia que ia ser bom aqui na Ericeira. Trabalho tanto para isto. Quero agradecer a todos os que ajudaram a chegar aqui. Não consigo acreditar! E agora é já pensar em França, e tentar ganhar de novo. Este é apenas um passo para voltar ao CT”, disse Ezekiel Lau assim que saiu da água, depois de ser carregado em ombros pelos colegas e amigos havaianos. Zeke Lau que sobe assim ao 1.º lugar do ranking do Challenger Series. “Estou muito feliz com a minha prestação, mas quero manter este primeiro lugar. Os scores aqui foram ridículos, 18, 19 pontos de scores totais, foi incrível, está toda gente em muito boa forma”, disse o havaiano que soma assim 14.250 pontos no ranking. Em 2.º lugar está Jake Marshall com 12.500 pontos.

Na prova masculina destaque ainda para o 2.º classificado Jackson Baker, que antes da bateria da final se mostrou muito satisfeito pela prestação alcançada. “Estou muito feliz por ter chegado à final. Parece um sonho. Há tanto trabalho por trás de tudo isto. É a minha primeira final num evento destes. Seja qual for o resultado estou muito feliz”, referiu o australiano. No final acrescentou: “Se me dissessem no início que ficava em 2.ª ficava incrédulo.”

Em 3.º lugar na prova ficaram Nat Young e o havaiano Imaikalani deVault, que tinha sido um dos destaques de toda a prova. Já o norte-americano, que tinha terminado em 49.º lugar na 1.ª etapa, em casa, na Califórnia, prometeu mais para a próxima paragem, em França: “Este não correu da melhor forma. Foi até um bom resultado. E França está quase a começar. Agora estou um pouco cansado, vou tirar uns dias e depois voltar ao trabalho!”, disse Nat Young.

Na final feminina, duas havaianas e amigas: Gabriela Bryan e Luana Silva. E foi Luana quem levou a melhor numa bateria de nervos e lágrimas para Gabriela nos instantes finais. Depois de até ter começado melhor, com duas ondas pontuadas com 8,83 e 8,30, Gabriela não conseguiu manter o ritmo e foi Luana quem respondeu, aos 6 minutos da bateria com uma onda que lhe valeu 9,80 pontos. E foi preciso esperar até ao fim, em cima da buzina, a segundos desta tocar, para Luana virar a bateria. Precisava de 7,33 pontos e foi no jet ski, quando a bateria já tinha terminado, que ouviu do speaker a nota alcançada: 8,23. Em 30 segundos tudo mudou. Aí, foi a explosão de alegria para Luana e as lágrimas de tristeza de Gabriela, que fez aliás uma excelente prestação ao longo de todo o evento em Ribeira d’Ilhas. “Não tenho palavras, estou tão feliz. Obrigada a todos os que me apoiaram. Sabia que ia ser difícil, esperei muito e depois vi alguns sets, e pensei é agora, tem de ser, por isso estou muito feliz”, disse Luana no final, ela que tinha ficado em 49.º na Califórnia.

Luana alcançou assim um score total de 18,03 pontos e Gabriela somou 17,13 pontos, terminando a prova na 2.ª posição. “Estou muito orgulhosa pelo que fiz, aquela onda veio para a Luana, e eu não podia fazer nada. Estou muito feliz à mesma. A consistência é a chave para estes eventos, estou feliz com a forma como tenho surfado”, disse Gabriela no pódio. A havaiana tinha alcançado também um 2.ª lugar na 1.ª etapa do Challenger Series, na Califórnia, e está assim no 1.º lugar do ranking Challenger Series, com 21.000 pontos. Em 2.º lugar está Brisa Hennessy, com 13.300 pontos.

dois atletas havaianos conquistaram esta etapa do Challenger Series

Em 3.ª lugar nesta prova feminina ficaram Pauline Ado e Ariane Ochoa. A experiente surfista francesa, Pauline Ado, reconheceu que teve um início de bateria nas meias finais mais tremido: “Não apanhei as melhores ondas, mas dei o meu melhor, estou um pouco desiludida de chegar aqui e não ir à final, mas a próxima etapa é em casa, em França. Adoro competir em casa, ter família perto. Nem sempre é vantagem porque as condições mudam muito. Estava desiludida depois do US Open, mas estou mais feliz agora”, disse Pauline Ado.

De referir ainda que foi Alejo Muniz quem venceu a Expression Session “The Unwanted Shapes”, uma bateria especial com pranchas criadas com lixo deixado pelo Covid nos mares. As pranchas resultaram de um concurso lançado pela organização a shapers e até surfistas, com o objetivo de alertar para a sustentabilidade ambiental. Hoje ainda, a partir das 19h, decorre a 1.ª edição das EDP Surf for Tomorrow Night Sessions, uma ação de surf à noite que contará com surfistas do evento. O evento terá como júri um painel internacional de jurados da WSL, que vão decidir qual o melhor surfista masculino e feminino das EDP Night Sessions. A prova conta com um prize-money de 3.000 euros (1.500 para o surfista masculino e 1.500 para a surfista feminina).

CLASSIFICAÇÃO RANKING MASCULINO CHALLENGER SERIES TOP 12

1 – Ezekiel Lau (HAW)

2 – Jake Marshall (USA)

3 – Imaikalani Devault (HAW)

4 – Nat Young (USA)

5 – Griffin Colapinto (USA)

6 – Liam O’Brien (AUS)

7 – Jackson Baker (AUS)

8 – Leonardo Fioravanti (ITA)

9 – Kanoa Igarashi (JPN)

10 – Callum Robson (AUS)

11 – Shun Murakami (JPN)

12 – Cole Houshmand (USA)

CLASSIFICAÇÃO RANKING FEMININO CHALLENGER SERIES TOP 6

1 – Gabriela Bryan (HAW)

2 – Brisa Hennessy (CRI)

3 – Luana Silva (HAW)

4 – Pauline Ado (FRA)

5 – Caitlin Simmers (USA)

6 – Ariane Ochoa (EUK)