Fotografia: Luís Firmo
A Ericeira vai acolher a final do mundial de júniores da ASP – o campeonato mundial sub-20 chamado WCT Junior – entre 25 de Outubro e 2 de Novembro, anunciou a ASP no seu site oficial. A notícia confirma, assim, alguns rumores de que a Ericeira era hipótese para receber a prova.
“O actual Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa e Silva, já nos tinha desafiado a realizar um evento que pusesse a Ericeira de volta na rota do surf mundial”, revelou Francisco Spínola, da Ocean Events, empresa responsável pela organização de eventos da ASP em solo nacional, à Surf Portugal. “O nosso pensamento imediato foi para a final do mundial sub-20, ou Pro Junior, que internamente na ASP é referido como o WCT Junior, o que dá bem a dimensão da sua importância. Aliás, basta referir que o actual Campeão do Mundo Junior é, neste momento, o líder do ranking do World Tour”, nota, aludindo ao brasileiro Gabriel Medina, que conquistou o referido título em 2013 em Santa Catarina, Brasil.
A organização deste evento tem um custo que ronda os 600 mil euros e o anúncio tardio sobre a realização do campeonato na Ericeira deveu-se ao complexo processo de encontrar patrocinadores que viabilizassem financeiramente a prova. “Conseguimos garantir cerca de metade desse investimento através de patrocínios e apoios locais. Mas só há um mês, no seguimento de uma reunião que tive na Califórnia com o Paul (Speaker, CEO da ASP), é que — e levando em consideração que boa parte dos seus recursos já estariam presentes em Portugal devido às demais provas que por cá se vão realizar em Outubro — a ASP acordou em alocar parte da verba disponibilizada para 2014 pelos seus global sponsors, mais especificamente a Samsung e a GoPro, de modo a assegurar o restante do investimento, viabilizando a prova”, esclareceu Francisco Spínola à Surf Portugal.
A prova na Ericeira é o culminar de um ano de ouro para o turismo de surf no país, dado que Portugal será a capital mundial do surf durante quase dois meses. Há o Eurojunior dos Açores, uma etapa Prime também naquele arquipélago, uma etapa do World Tour feminino, novo evento Prime em Cascais e a etapa do World Tour em Peniche. Tudo isto antes da finalização do calendário internacional com o campeonato na Ericeira, que vai coroar os novos campeões do mundo de sub-20.
A expectativa recai agora na presença de atletas da Ericeira no campeonato. Tomás Fernandes e Carina Duarte podem estar na lista de possíveis wildcards. Já de nomes internacionais espera-se a presença do brasileiro Filipe Toledo, dos australianos Soli Bailey, Jacob Willcox e Cooper Chapman, dos norte-americanos Kanoa Igarashi, Cam Richards e Parker Coffin, do sul-africano Dulan Lighfoot, das havaianas Tatiana Weston-Webb e Mahina Maeda, das norte-americanas Meah Collins e Tia Blanco e da neozelandesa e campeã em título Ella Williams.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês