Ericeira recebe a exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”

 

Fotografia: Teatro Municipal da Covilhã

 

A Exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” (que conta, através de fotografias, a história dos 80 anos de carreira deste icónico actor português) vai ser inaugurada na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, Ericeira, no dia 1 Abril.

Esta colecção é apresentada como um itinerário fotográfico que mostra os momentos mais carismáticos e emblemáticos  da carreira do actor. A fotografia mais antiga exposta nesta viagem pelo tempo data de 1962, retratando Ruy de Carvalho acompanhado pela actriz Carmen Dolores na peça ‘Os Três Chapéus Altos’.

um dos artistas com uma das maiores carreiras de há registo

Ruy de Carvalho já completou oito décadas de um carreira dedicada ao teatro, ao cinema e à televisão. Este premiado e longo percurso nos palcos foi iniciado com a estreia no mundo do teatro, como actor amador, em 1942 na peça ‘Jogo para o Natal de Cristo’, uma encenação de Francisco Ribeiro, ganhando depois proeminência nas décadas de 50 e 60.

A exposição apresenta cerca de 50 fotografias provenientes do arquivo do Teatro Nacional D. Maria II, onde o actor se estreou como profissional em 1947, para além de outras do fotógrafo António Homem Cardoso .

De 1945 a 1950 frequentou o curso de teatro/formação de actores do Conservatório Nacional, tendo-se formado em 1950 – no entanto, a sua estreia profissional data do ano de 1947, na antiga companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, em “Rapazes de hoje”, uma comédia de Roger Ferdinand. Hoje, com 96 anos, é um dos artistas com uma das mais longas carreiras de há registo.

No dia 6 de Abril (Quinta-feira), pelas 15:30, realizar-se-á uma visita guiada à exposição, conduzida por Nélson Mateus, curador da exposição e pelo próprio actor Ruy de Carvalho, numa evocação de alguns dos melhores momentos da sua vida e obra.

De seguida, na tertúlia “Envelhecer no Activo”, o actor irá conversar com Alice Vieira e com o público sobre os seus 80 anos de carreira no auditório da referida Casa de Cultura. A moderação desta tertúlia estará a cargo de Nélson Mateus.

Esta exposição ficará patente na Galeria Municipal Orlando Morais, na Casa de Cultura, até ao dia 7 de Maio.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês