Fotografia: DR
A Ericeira Business Factory (EBF), incubadora de negócios inaugurada em 2014 no edifício onde anteriormente funcionou a Escola Primária desta vila, foi recentemente objecto de destaque pela conceituada Monocle.
Esta publicação britânica editou o The Monocle Book of Entrepreneurs, que inclui diversas histórias inspiradoras de projectos empreendedores de várias áreas e com tamanhos e feitios para todos os gostos.
Trata-se de um coffee table book (com as seguintes dimensões: 24cm x 19.5cm x 2.5cm) ideal para quem está a planear uma mudança de vida, começar um novo negócio ou dinamizar um projecto empresarial já existente.
“Pode ser difícil conseguir um emprego para toda a vida, mas então se pensarmos antes numa vocação que o poderá ajudar a viver bem?”
Este é o ponto de partida (optimista, sublinhe-se!) do The Monocle Book of Entrepreneurs, um manual projectado para encorajar, inspirar e talvez até mesmo incitar os seus leitores a mergulharem dentro de si e começarem algo por si próprios em nome de um futuro independente e mais risonho.
Ao longo das suas 204 páginas é possível encontrar casos de 100 empresas bem-sucedidas – entre as quais algumas que têm o seu escritório na EBF ou na Ericeira –, ideias sobre onde instalar seu negócio e conselhos de mais de 50 especialistas sobre questões essenciais para os candidatos a empreendedores, desde encontrar financiamento até à expansão a médio prazo.
Aqui estão registadas ideias e oportunidades para todos, desde o iniciante com um sonho até empreendedores experientes que já pensam no seu próximo investimento.
Não se trata de um guia sobre a melhor forma para ficar rico rapidamente, mas sim de um manual para quem esteja interessados em construir algo de forma criativa, séria e trabalhadora.
Tal como foi partilhado no perfil de Facebook da Mafra & Ericeira Business Factory, “durante estes inéditos tempos de mudança, não houve área mais dinâmica do que a dos negócios e muito mudou na forma como trabalhamos.” The Monocle Book of Entrepreneurs acaba por ser um reflexo – e simultaneamente um alavancador – destas alterações profundas e súbitas que a pandemia da Covid-19 trouxe ao mundo laboral e empresarial.
Pouco antes do início do Verão deste ano, a Ericeira (e a EBF) já tinha sido destacada pela revista inglesa The Entrepeneurs, num artigo intitulado “All is Swell”, escrito por Gaia Lutz nesta publicação produzida pelos editores da Monocle e que veicula notícias sobre empreendedorismo. Em boa medida, essa peça jornalística, de que havíamos falado na AZUL, serviu de base ao conteúdo das páginas dedicadas à Ericeira no The Monocle Book of Entrepreneurs.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês