Ericeira é “Best Tourism Village 2023”

 

Fotografia: DR

 

A Ericeira arrecadou um prémio que volta a reafirmar o seu estatuto de destino turístico de excelência. A Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência especializada das Nações Unidas, concedeu à Ericeira o título de “Best Tourism Village 2023”.

Manteigas (vila e município da Serra da Estrela, no distrito da Guarda), Sortelha – Aldeia Histórica no município do Sabugal, distrito da Guarda – e a vila da Madalena, na açoriana ilha do Pico, foram os outros destinos portugueses distinguidos. Candidataram-se 260 locais e a OMT deu o seu aval a apenas 54.

a delegação da Ericeira homenageou uma das tradições seculares da vila ao vestir trajes tradicionais dos pescadores

Este galardão encontra-se restrito a destinos turísticos com uma população de até 15 mil habitantes inseridos em paisagens com importante presença de actividades tradicionais e partilhem valores e estilos de vida da comunidade.

A cerimónia oficial de entrega decorreu durante a 25.ª sessão da Assembleia Geral da OMT, que teve lugar no Uzbequistão. A candidatura apresentada pela vila costeira portuguesa impressionou o Conselho Consultivo Independente da OMT com um conjunto de indicadores em nove áreas, vinculadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os indicadores avaliados na candidatura da Ericeira abrangem nove áreas-chave, ligadas a diferentes ODS, como a preservação de recursos culturais e naturais, sustentabilidade económica, social e ambiental, desenvolvimento do turismo, governança, infraestrutura, saúde, segurança e protecção.

O Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, expressou a sua satisfação com a distinção, destacando “o reconhecimento do trabalho colectivo, não só das políticas de gestão territorial implementadas pelo Município e pela Freguesia, mas também o contributo significativo de quem vive, trabalha e visita a Ericeira”. O título de “Best Tourism Village” não é apenas um reconhecimento, mas também uma oportunidade de projecção internacional para a vila dos ouriços com uma rica herança cultural.

Para a Ericeira, esta conquista representa uma oportunidade dupla. Por um lado, fortalece o reconhecimento internacional da vila, que evoluiu de uma comunidade tradicional de pescadores para um destino de veraneio e um local de renome para a prática do surf, ou por outras palavras, uma Reserva Mundial de Surf. Por outro lado, a Ericeira agora faz parte de uma rede global de destinos turísticos de referência, o que permite a partilha de boas práticas e experiências com outros destinos de prestígio em todo o mundo.

Na cerimónia de entrega do prémio “Best Tourism Village 2023”, em Samarkand, no Uzbequistão, a delegação da Ericeira esteve representada pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, o Vereador do Pelouro do Turismo, Pedro Carmo Silva, e o Presidente da Junta da Freguesia da Ericeira, Filipe Abreu. Os três homenagearam uma das tradições seculares da vila ao vestirem trajes tradicionais dos pescadores. O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, representou o governo português no evento.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês