À descoberta do Triângulo da Assafora

 

Fotografia: DR

 

A Caminhando.pt vai realizar um passeio rodeado pela natureza que liga o campo ao mar no dia 19 de Novembro, a partir das 9:30, na Assafora.

A caminhada terá início na Assafora, a partir de onde os participantes se irão aventurar por diversos caminhos rurais e trilhos que atravessam montes, vales suspensos, praias e belas paisagens de mar e campo, com destaque para a Praia da Foz do Lizandro, a Praia de São Julião e a Samarra.

a Assafora possui bastantes locais que valem a pena explorar

Entre os vários pontos de interesse do trajecto, um dos principais é a própria Assafora, aldeia pertencente à freguesia de São João das Lampas e que fica a cerca de 15 quilómetros de Sintra, encontrando-se inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais. É uma aldeia rústica, extensa e muito dispersa. Na sua maioria, as casas de habitação estão rodeadas de hortas, casas de arrumação, alfaias agrícolas, lagares e eiras, que fazem prevalecer as suas características rurais. A Assafora possui bastantes locais que valem a pena explorar, como a lagoa, o pinhal e a proximidade das praias da Samarra e de São Julião. Não só as praias, mas o montes e campos despertam especial atenção pelos moinhos e fontes da zona que ainda se encontram em bom estado de conservação e são sempre um bom pretexto para um passeio pela zona.

Voltando ao mar, a Praia de São Julião pertence aos Concelhos de Mafra (freguesia da Carvoeira) e Sintra. Com um extenso areal recortado por arribas, trata-se de uma das mais belas praias da região. Por ser bastante exposta às ondulações, faz parte do roteiro dos surfistas e bodyboarders, principalmente quando estes procuram ondas nos dias mais calmos do Verão.

Cruzeiro de São Julião – ph: Portugal Num Mapa

Seguindo a costa, é possível encontrar a Praia da Samarra uns quilómetros à frente, numa enseada estreita virada a Noroeste, formada por uma acentuada reentrância na falésia. O areal, apesar de pouco extenso, tem uma amplitude razoável. A Ribeira da Samarra conhece aqui a sua foz. Junto ao seu leito encontram-se inúmeros calhaus rolados e é possível ver uma habitação com as paredes em pedra, na descida da falésia, que dá um toque de urbanismo rústico à paisagem.

Existem ainda outros pontos de interesse que os participantes vão poder explorar na caminhada, como a Foz do Lizandro, a Capela de São Julião, o enigmático Cruzeiro do Caminho das Almas, a Ribeira do Falcão e toda uma vista panorâmica sobre o Oceano Atlântico de cortar a respiração.

O trajecto compreende uma distância de 14 quilómetros, estando assinalado como sendo uma caminhada de dificuldade nível 3. Tem como ponto de encontro o estacionamento do parque de merendas junto ao Restaurante “O Lapa”. A inscrição no evento tem um valor de 8 euros e deve ser realizada através do website oficial, onde é também possível obter mais informação sobre esta iniciativa.