Fotografia: ESC
Após alguns adiamentos devido às condições não permitirem cumprir o grau de exigência para a realização de provas neste circuito, realizou-se no Domingo, dia 29 de Janeiro, a etapa inaugural do SCIENCE ERICEIRA 2022, o Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube.
Com os famosos três spots da Praia da Empa (Pedra Branca, Backdoor e Reef) a debitarem excelentes ondas ao longo do dia, a prova contou com 58 inscritos, divididos pelas categorias Open, Sub 18, Masters e Feminino.
houve excelentes ondas ao longo de toda a jornada competitiva
A categoria Open, com um quadro completo de 32 participantes, arrancou com os atletas a dividirem-se inicialmente entre a Pedra Branca e o Reef, onde tubos, ARS, backflips e el rollos foram palavra de ordem e onde se destacaram Mauro Bandeiras, João Guedes, António Saraiva, Daniel Fonseca ou Simão Monteiro.
Após os dois primeiros rounds Open, realizaram-se em simultâneo os dois primeiros rounds Sub 18 e Masters. Devido à maré, os spots escolhidos foram o Reef e o Backdoor, onde se pôde constatar que a nova geração de valores está a chegar e a dar cartas – os Masters também continuam cheios de energia para competir e desfrutarem de condições únicas.
Com o avançar da tarde iniciaram-se as finais. No Feminino, com a presença da actual Campeã Nacional e Vice-Campeã Europeia Filipa Broeiro e da vencedora da última etapa do CNBB 2022, Madalena Valério, adivinhava-se uma luta bastante dura pela vitória final. As presenças de Mariana Silva e de Carolina Vintém também colocavam ainda uma maior pressão. A vencedora seria Madalena Valério, fruto de ter acreditado até ao fim que poderia vir uma onda que lhe permitisse superar a diferença que tinha para Filipa Broeiro. Em 2º lugar terminou a Filipa, ficando as restantes posições do pódio para a Mariana Silva e para a regressada Carolina Vintém, nos 3º e 4º postos, respectivamente.
Nos Sub 18 apuraram-se para a final Bernardo Pacheco, os gémeos Paulino e o mais novo atleta em prova, João Freitas. O Bernardo liderou praticamente toda a final, contudo, Afonso Paulino, na última onda conseguiu inverter a situação, sagrando-se o grande vencedor desta categoria, relegando Bernardo Pacheco para o 2º lugar. As restantes posições do pódio ficaram para Gonçalo Paulino, em 3º, e João Freitas, em 4º.
Nos Masters, após intensa luta em todas a eliminatórias, durante as quais se registou o acidente que retirou de prova Bruno Câmara, apuraram-se para a final alguns dos nomes mais sonantes inscritos nesta prova. A vitória acabaria por sorrir a Nuno Cardoso aka ‘Nunito’, regressado às competições 20 anos depois. O 2º lugar ficou para o estreante João Nuno Magalhães. Em 3º lugar ficou o multi-campeão dos circuitos do Ericeira Surf Clube, João Guedes, ficando em 4º lugar Francisco Almeida.
A finalizar a prova, após um dia bastante intenso, decorreu a final Open. Com o Reef a ser o spot escolhido por todos os atletas, a vitória caiu novamente sobre um bodyboarder que há muito não vestia uma licra de competição: António Saraiva. ‘Bodecas’, como é conhecido no meio, é um verdadeiro aficionado por esta onda, demonstrando manter intactas muitas das características que o tornaram num dos maiores nomes do bodyboard nacional. Simão Monteiro mostrou-se igualmente a um nível altíssimo, alcançando a 2ª posição, ficando o bastante competitivo André Rodrigues em 3º e um dos maiores aficionados deste circuito, Mauro Bandeiras, em 4º.
A entrega de prémios decorreu já com a noite a cair, em ambiente de festa e partilha de enorme felicidade estampada em muitas caras, sendo distribuídos prémios da Viper, 58 Surf, Ericeira Surf & Skate, Gyrol e Native Açaí.
O Ericeira Surf Clube deseja rápidas melhoras e uma boa recuperação a Bruno Câmara.
António Saraiva, Afonso Paulino, Madalena Valério e Nuno Cardoso vencem na praia da Empa
Reveja na seguinte lista as classificações finais:
Open
- 1º António Saraiva
- 2º Simão Monteiro
- 3º André Rodrigues
- 4º Mauro Bandeiras
Feminino
- 1º. Madalena Valério
- 2º. Filipa Broeiro
- 3º. Mariana Silva
- 4º. Carolina Vintém
Sub 18
- 1º. Afonso Paulino
- 2º. Bernardo Pacheco
- 3º. Gonçalo Paulino
- 4º. João Freitas
Masters
- 1º. Nuno Cardoso
- 2º. João Nuno Magalhães
- 3º. João Guedes
- 4º. Francisco Almeida