Fotografia: DR
A Caneja de Infundice foi a representante da Ericeira num programa de televisão recentemente emitido em Espanha.
O “Comerse el Mundo” de 27 de Abril de 2020 foi dedicado a Portugal, após ter passado por países como a Coreia do Sul, Filipinas ou México.
o vice-presidente da Confraria da Caneja é o anfitrião Jagoz
Podendo traduzir-se por “Comer o Mundo”, aqui faz-se uma imersão total na gastronomia e na cultura de destinos globais, desde comida de rua a restaurantes de vanguarda, incluindo convites de família, festas, gastronomia estranha, mercados e visitas à origem do produto.
Apresentado por Javier Peña, considerado um dos jovens chefs espanhóis mais prometedores, este programa sobre heranças culinárias integra a grelha da Radiotelevisión Española (ou RTVE), o canal televisivo mais importante dos nossos vizinhos ibéricos.
Após começar a viagem culinária por Lisboa, degustando especialidades da capital portuguesa e do resto do país, Javier Peña toma contacto com a Caneja, prato de preparação bastante invulgar e que integra o ADN Jagoz.
A partir do minuto 11:24 o chef de Valladolid toma contacto com este exemplo de “gastronomia estranha” indicado apenas para “Homens de barba rija”.
Tendo como guia Francisco Henriques, vice-presidente da Confraria da Caneja de Infundice, fica-se a conhecer este processo de maturação do peixe tipo cação (da família do tubarão), neste caso enterrado no quintal do ilustre ericeirense, guardado numa caixa de madeira e enrolado em panos e papéis de jornal.
Surpreendido pelo intenso cheiro a amoníaco libertado quando se abre a caixa, o cozinheiro espanhol irá de seguida conhecer outros elementos da Confraria, que o conduzirão pela confecção desta iguaria que ou se ama ou se detesta – sem haver lugar para um meio-termo.
A reportagem termina à mesa, num jantar bem regado, como manda a tradição deste ritual gastronómico com séculos de História.
É possível assistir aqui ao vídeo (que conta com uma banda-sonora lusitana contemporânea bastante variada) na íntegra, visitando tradições culinárias de vários pontos do nosso país.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês