Caminhando entre praias e campos da Ericeira

 

Fotografia: Caminhando.pt

 

Vai ser possível explorar a Ericeira e arredores, entre campos e praias, com uma proposta de caminhada trazida pela Caminhando.pt no Sábado, dia 4 de Fevereiro.

Embora este percurso leve os participantes a passear pelas praias da zona, famosas pelas ondas que fazem as delícias dos surfistas, os mais aventureiros terão a oportunidade de visitar outras das suas facetas, através de caminhos rurais, dando a conhecer paisagens igualmente recheadas de motivos de interesse.

passear pelas praias da zona assim como por paisagens  rurais

Locais como o Forte de S. Susana, a Sul da praia de São Lourenço, que foi construído no Século XVII por ordem de D. João IV, para defesa contra piratas que atacavam a costa. Juntamente com o Forte Picoto, fez parte das Linhas de Torres, o conjunto de fortificações que visavam a defesa de Lisboa durante as invasões francesas. O Forte serviu também de aquartelamento até 1948, quando passou para a Guarda Fiscal. Ao seu redor observam-se parapeitos e canhoneiras abertas já no Século XIX.

Neste contexto, é importante mencionar também o Paço Manuelino, onde é possível observar as ruínas do Palácio do Paço de Ilhas, outrora propriedade dos Condes da Ericeira e que, em 1968, ainda exibia portal e janela manuelinas.

Como não poderia deixar de ser, os participantes poderão também visitar a Praia de Ribeira d’Ilhas, situada num vale onde desagua uma ribeira, cuja configuração geográfica é a de um anfiteatro natural, ideal para a realização de eventos. Aqui tiveram lugar os primeiros campeonatos nacionais e internacionais de surf realizados em Portugal. Ribeira d’Ilhas é uma longa direita de pointbreak (as ondas acompanham o contorno da costa) que recebe todo o tipo de ondulações e funciona em todas as marés, sendo a onda mais consistente da região. Com ondulações de W/NO, Ribeira d’Ilhas pode proporcionar direitas de até 200 metros de comprimento. É uma onda muito valiosa e competitiva, pois permite os mais diferentes níveis de abordagem por parte dos surfistas.

Durante este evento, serão também visitados outros locais, como a Praia dos Coxos, a Praia de São Lourenço, Marvão, Santo Isidoro, Ribamar, a Ribeira do Cuco ou a Praia da Fonte dos Soldados.

Trata-se de uma caminhada completa, em campo e na areia, com ponto de encontro agendado para o parque de estacionamento da Praia de Ribeira D’ilhas às 9:20, compreendendo uma distância circular de 14 quilómetros, com um desnível de 185 metros e um nível de dificuldade 3. A inscrição, que deve ser realizada através do website da Caminhando.pt, tem o valor de 8 euros.