Fotografia: Jorge Matreno/ANSurfistas
É já amanhã, Sexta-feira, que se inicia a terceira das cinco etapas da Liga MEO Surf 2021, a principal prova de surf em Portugal e que define os títulos de campeões nacionais. Após duas etapas muito intensas, na Ericeira e na Figueira da Foz, as estrelas do surf nacional voltarão a reunir-se, desta vez no Norte do país, para disputar o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro.
Nesta etapa nortenha que já se realiza há 16 anos consecutivos, sendo, portanto, a prova do circuito nacional de surf que se disputa há mais tempo, Vasco Ribeiro e Carolina Mendes vestirão a licra amarela, uma vez que lideram o ranking da competição. Ambos os atletas já venceram no Porto, sendo que Carolina apenas o fez numa ocasião e Vasco em quatro – este foi mesmo o palco em que mais vezes venceu na história da Liga MEO Surf.
Vasco Ribeiro e Carolina Mendes lideram os rankings
Já é conhecido o quadro de competição para a ronda inicial desta etapa, em que Vasco enfrentará Bruno Mendonça, Gabriel Ribeiro e um atleta apurado nos trials no oitavo heat. Já Carolina Mendes competirá no quinto heat, frente a Raquel Otero, Núria Maganinho e Maria Silva.
Vasco Ribeiro, tetracampeão nacional e actual líder do ranking masculino
“É bom chegar ao Porto e Matosinhos com a licra amarela. Estou com confiança, com base naquilo que tenho feito nos treinos e pela forma como as coisas têm corrido, por isso só penso em ir com tudo para esta etapa. Esta é das etapas que mais gosto. Tenho muitos amigos no Norte e o meu patrocinador também é de lá. Passo muito tempo no Porto e adoro lá estar. É o local ideal para tentar mais uma vitória. Sinto que estou no bom caminho para chegar ao quinto título, mas ainda faltam três etapas e vou tentar encará-las degrau a degrau. No ano passado o título fugiu por pouco, por isso vou tentar que este ano não fuja novamente”.
Carolina Mendes, bicampeã nacional e actual líder do ranking feminino
“Estar a liderar e ter a licra amarela é uma óptima motivação, mostra que tenho feito um trabalho bom e que estou no caminho certo. O surf feminino tem vindo a crescer bastante e a ganhar muito mais notoriedade na Liga MEO Surf, o que é algo ótimo e dá sempre mais valor a quem está no topo. Gosto imenso da etapa do Porto e Matosinhos. Por ser um campeonato perto da cidade, diferente das outras etapas. E é sempre uma oportunidade de ir ao Norte. Espero fazer um bom campeonato e com boas ondas!”
Esta será a estreia da Joaquim Chaves Saúde como naming sponsor duma paragem da Liga MEO Surf. Mas esta não é a única novidade. A actual campeã nacional Teresa Bonvalot e a campeã de 2018, Camilla Kemp, estarão de regresso à competição e, curiosamente, vão competir juntas no mesmo heat da ronda inaugural. Teresa não competiu na etapa passada na Figueira da Foz por se encontrar em El Salvador, a treinar para o Mundial, com a equipa da Red Bull, que integra. Já do lado masculino os destaque vão para a presença de Nic von Rupp, que vai iniciar a competição nos trials, e dum contingente de surfistas locais reforçado por Salvador Couto, João Maria André, Sacha Garcia e Zema Bruschy, entre outros.
Ao nível televisivo, tendo presente a proibição de público nos termos legais, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro poderá ser acompanhado a partir de casa em directo na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.
Já pode consultar o quadro de competição masculino aqui e o feminino aqui.