Adega Bar 1987 inaugurada oficialmente com guitarradas

Adega Bar 1987 - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

Reabriu há uma semana, mas é hoje oficialmente inaugurada a Adega Bar 1987, que volta ao conceito original de casa de música e tertúlias por que ficou conhecida há 27 anos.

Curiosamente, e sem que tivesse sido programado, a noite de hoje será preenchida com o mesmo intérprete de guitarra portuguesa que esteve presente na inauguração original há quase três décadas. Trata-se de Francisco Gato, que nesta Sexta-Feira estará acompanhado à viola por José Eduardo.

Segundo Fátima Mano, da Adega Bar 1987, esta não será uma típica noite de fados, mas sim de guitarradas. No entanto, já estão confirmadas algumas vozes que vão ajudar à festa, como é exemplo a presença de Rosa Rato, para além de clientes que acabam também por cantar de forma espontânea. Para acompanhar o serão musical haverá vários petiscos, como caldo verde, pataniscas, migas, chouriço assado ou broa de milho com presunto.

Fátima Mano refere ainda que este é o início de uma nova fase, como se do título do capítulo de um livro se tratasse, sendo o livro um calendário onde constam noites como a de hoje, mas já com outros nomes confirmados, sobretudo de amigos. “São os amigos que fazem a casa e as participações são sempre amigáveis, hoje, como no passado” – refere.

Para breve está já agendado um concerto com um trio de música cabo-verdiana e no dia 28 deste mês actuam os MagMell, trio de músicos portugueses que faz uma viagem no tempo às terras nórdicas com recurso ao violino, flautas, guitarras e percussões.

Francisco Gato - ph. DR

Francisco Gato, à esquerda, é o protagonista desta noite – ph. DR