Acordar

 

Fotografia: Luís Rodrigues

 

O “querido mês de Agosto” é a época alta do turismo: milhares de pessoas aproveitam para tirar férias e rumar ao litoral, de Norte a Sul de Portugal ou fora de portas. Confirmando a tendência dos últimos anos, a Ericeira voltou a estar ao rubro durante os 31 dias mais procurados do período estival, com praias cheias, intensa movida nocturna e enervantes demandas por lugares vagos em esplanadas ou estacionamentos.

Mas nem todos afinam pela mesma bitola. O pico do Verão é, simultaneamente, época baixa de surf, exceptuando para quem se inicia na prática do deslize numa das escolas que proporcionam esta experiência. Felizmente para os corredores de ondas, em Setembro o mar acorda do curto período de hibernação, providenciando as primeiras ondulações sólidas.

A “época da caça grossa” abriu de forma oficial no último Domingo. E enquanto as Esperanças Sub-14 enfrentavam exigentes condições em Ribeira d’Ilhas, a lente de Luís Rodrigues captava as primeiras “bombas” que fizeram a baía dos Coxos despertar da letargia.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês