Fotografia: DR
O Allianz ASP World Junior trouxe de volta à Ericeira as grande provas internacionais de surf: os melhores jovens atletas sub-20 disputaram em Ribeira d’Ilhas os títulos mundiais juniores, nas divisões feminina e masculina, ao longo de cinco dias em que ondulações perfeitas não cessaram de quebrar na “sala-de-visitas” do surf nacional. Jornadas intensas de competição com altíssimo nível, disputada num final de Outubro com atributos de Verão – muito Sol, calor e temperatura da água a rondar os 20 graus.
Um campeonato que será relembrado por muitos anos, não só pelas condições de excelência em que se desenrolou como por representar o primeiro título mundial do surf português: Vasco Ribeiro conquistou o lugar mais alto do pódio, após uma final luso-brasileira, reforçando o destaque alcançado com os títulos nacionais e europeus que já constavam do seu currículo. E, além dum campeão mundial júnior, o surf lusitano viu outros representantes atingirem patamares muito relevantes, como foram os casos do local Tomás Fernandes (3º) e de Teresa Bonvalot, que ficou em 5º lugar nas meninas.
Em pouco mais de três minutos, este vídeo resume uma prova que entra para a História e capta, ainda, todo o ambiente vivido na icónica praia da Ericeira, que durante perto duma semana voltou a ocupar o centro do mundo do surf.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês