Fotografia: DR
A freguesia da Carvoeira celebra os 500 anos do Foral da Carvoeira, documento real que estabelecia aquela localidade como sede de Concelho, no Sábado, a partir das 9.30 horas, na Igreja de N.ª Sr.ª do Ó.
“Antigo reguengo medieval vinculado ao território de Sintra, a Carvoeira beneficiou de foral passado por D. Manuel, em 28 de Outubro de 1514. Durante mais de três séculos, parece ter tido administração autónoma, mantendo-se o estatuto de reguengo até ao século XVII, altura em que a coroa o vendeu a privados, conhecendo-se alguns donatários de apelido Lavre. Em 1836, extinto o município, passou a freguesia do concelho da Ericeira e, em 1855, integrou o município de Mafra”, lê-se na descrição da freguesia no site da Câmara Municipal de Mafra.
Os festejos, organizados pelas Junta de Freguesia da Carvoeira, iniciam-se com uma caminhada de 12 km pelas margens do rio Lizandro. Segue-se, já depois do almoço, uma caça ao Foral, actividade lúdica para as famílias. Duas horas mais tarde, pelas 16 horas, inaugura na igreja a exposição “Imagens de N.ª Sr.ª do Ó”, seguindo-se um concerto por elementos da Orquestra Sinfónica Juvenil da Junta de Freguesia de Santo Isidoro. O encerramento das celebrações dá-se às 17.30 horas com um doce mistério.