Fotografia: Raid Ibérico
A região de Mafra é conhecida pela beleza natural. No dia 15 de Outubro, a Hike Land convida a comunidade a juntar-se a uma emocionante caminhada pelos trilhos e bosques do concelho, seguida por uma visita guiada ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI), no Gradil. Esta é uma oportunidade rara de explorar as terras de lobos e os bosques saloios de Mafra e aprender sobre a história, biologia e ecologia destes animais.
A jornada terá início no próprio Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, às 9h45. Após visitarem o centro, os participantes serão conduzidos por trilhos que se espalham pelos bosques de sobreiros e carvalhos. À medida que a caminhada avança, será possível ouvir os uivos distantes dos lobos, um som que evoca imagens de tempos passados, quando estes magníficos animais vagueavam livremente pela região.
a oportunidade de aprender sobre a biologia e a ecologia dos lobos, bem como a história do centro e dos animais que ali vivem
O percurso segue em direcção à pitoresca localidade de Vila Franca do Rosário, passando por áreas elevadas que oferecem vistas panorâmicas da região saloia, de onde é possível avistar Mafra e o seu Convento, a Serra do Socorro e inúmeras colinas e picos vulcânicos que caracterizam a paisagem local. A caminhada continua até ao Gradil, por entre quintas e vinhas, antes do regresso ao ponto de partida.
Este é um percurso com nível 2 de dificuldade, classificado como moderado numa escala de 1 a 6. A distância total da caminhada é de aproximadamente 10,5 quilómetros, com um desnível positivo de 390 metros. A tipologia do percurso é circular, o que significa que os participantes voltam ao ponto de partida após a caminhada.
Relativamente ao CRLI, o centro foi criado em 1987 pela ONG Grupo Lobo com o propósito de fornecer um ambiente adequado, em cativeiro, para lobos que não podem mais viver em liberdade. Este grupo inclui animais resgatados de armadilhas, cativeiros ilegais, de outros parques ou jardins zoológicos. Os lobos que residem no CRLI vivem em cercados de grandes dimensões, locais pensados de forma a replicar as condições do seu habitat natural.
É recomendada a utilização de estradas de alcatrão para chegar à localidade do Picão, no Gradil, onde se localiza o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico – estradas não adequadas a veículos ligeiros podem ser indicadas por aplicações de GPS.
O custo para participar nesta aventura é de 22,50 euros por participante, incluindo a entrada e visita guiada ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI), um guia Hike Land no terreno, chá para revitalizar o corpo durante a caminhada e Seguro de Acidentes Pessoais e de Responsabilidade Civil.
Devido à natureza e dificuldade do evento todos os participantes devem ter pelo menos 10 anos de idade. O número mínimo de participantes para o evento é de 5 pessoas. As inscrições podem ser realizadas no website da entidade organizadora.