Fotografia: “Alegoria ao Terramoto de 1755”, por João Glama Strobërle
No dia 14 de Outubro o Auditório da Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, será palco de uma série de conferências dedicadas a um dos fenómenos naturais mais impactantes: os terramotos.
Organizado pelo ICEA – Instituto de Cultura Europeia e Atlântica, este evento, intitulado “Terramoto(s): Geociência, História e Literatura”, promete uma jornada de exploração multidisciplinar, abrangendo aspectos científicos, históricos e literários. A entrada é livre, proporcionando a toda a comunidade a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre este tópico.
o entendimento das ciências da terra, eventos históricos e o seu impacto na literatura são recursos educativos bastante valiosos
Conheça aqui o programa completo desta sessão:
14h30 – Ana Ramos Pereira – “TERRAMOTOS?”
A conferência inaugural será apresentada por Ana Ramos Pereira, investigadora integrada doutorada em Geomorfologia.
15h30 – Miguel Monteiro – “O Grande Terramoto de Lisboa, causas e consequências”
Miguel Monteiro traz uma perspectiva histórica relativamente a este evento geológico ao explorar um dos terramotos mais notáveis da História: o Grande Terramoto de Lisboa, que ocorreu em 1755.
16h30 – Intervalo para o café
17h00 – Isabel Almeida – “Estrago tão fatal, tão horroroso”- o terramoto de 1755 na Literatura Portuguesa setecentista
A última conferência do dia será apresentada por Isabel Almeida, que neste tópico examinará como o Grande Terramoto de Lisboa influenciou a literatura nacional do Século XVIII.
É importante notar que esta sessão é reconhecida como uma “Acção de Curta Duração” com a duração de 3 horas, sendo destinada a docentes de todos os grupos.