1ª Festa Primaços Sobre Rodas

 

Fotografia: DR

 

O clube motard Primaços Sobre Rodas vai promover a sua primeira festa na Sociedade Columbófila da Ericeira, na Rua Ribeira da Baleia, no dia 12 de Abril, às 15 horas, com o objectivo de angariar fundos que se destinam à aquisição de bens alimentares para doar à Casa do Gaiato de Setúbal e para o motard Speedy, que sofreu um grave acidente de mota.

O grupo foi convidado pelo Clube Hayabusa Portugal, que se dedica a coordenar eventos com finalidades solidárias e em que participam clubes motards de diferentes pontos do país. Nesta segunda edição da recolha de bens, o clube convidou os Primaços Sobre Rodas a associarem-se à causa e organizar uma iniciativa social que pretende colher receitas para encher um camião com bens não perecíveis – massas, arroz, conservas.

Em conversa com a AZUL, Tiago Pereira, presidente do clube de motards da Ericeira, explicou que o intuito do clube é promover iniciativas culturais e recreativas no concelho e aproximar a população local dos eventos que se passam na sua região.

 

O QUÊ?

O grupo motard Primaços Sobre Rodas nasceu por iniciativa de 11 amigos no dia 5 de Julho de 2013, com o objectivo de criar um grupo autónomo de motards que representasse a Vila da Ericeira. O sócio mais novo tem 6 anos e o mais velho 71.

 

QUEM?

“Para fazer parte do nosso Grupo Motard basta gostar de motas ou da Ericeira ou de ambos. Não é preciso ter mota para entrar no grupo, qualquer pessoa pode entrar. Para se tornar socio é só entrar em contacto com o grupo através do Facebook ou email.”

 

GRUPO MOTARD

“Num Grupo motard passamos de conhecidos a amigos, de amigos a família. Existe muito companheirismo e estamos sempre prontos a ajudar-nos uns aos outros. Fazemos passeios de mota com outros grupos motards, fazemos passeios só porque nos apetece andar de mota. Também fazemos convívios entre os sócios, como jantaradas ou petiscos. O mais importante é a solidariedade, ajudar o próximo. Sozinhos vamos mais rápido, em grupo vamos mais longe.”

Entre as finalidades deste grupo destacam-se a interação entre os habitantes locais e os motards, a cooperação com todo o tipo de iniciativas locais de carácter cultural, recreativo e solidário, independentemente das convicções políticas, religiosas ou outras. Também se valoriza a promoção da economia e dos espaços comerciais e culturais da vila e a aproximação entre as diversas faixas etárias da população local.

 

NOME

“O primeiro nome em que pensámos foi “Ouriços Sobre Rodas”, mas chegámos à conclusão que já havia vários projectos com o nome Ouriços, como a discoteca Ouriço, a banda Ouriços, os bolos tradicionais da Ericeira, os Ouriços. Para não sermos repetitivos com o nome, queríamos uma coisa mais original, mas a ver com a vila da Ericeira. Nos últimos anos os jagozes começaram a tratar-se por “sôprimos” ou “primaços” e um dos fundadores teve a ideia de apelidar o clube de Primaços Sobre Rodas, um nome que agora é típico da terra e é diferente dos outros.

O significado do nosso símbolo representa o ouriço da Ericeira, com fundo das praias da Ericeira e duas motas de estilos diferentes que representam a aceitação por parte do grupo motard de qualquer tipo de mota.”

 

IMPACTO 

As pessoas têm a ideia de que os motards são maus, gostam de álcool e armar confusão, mas isso é totalmente errado. Queremos mostrar às pessoas que os motards são solidários, gostam de ajudar o próximo sem receber nada em troca. Queremos também divulgar a Ericeira como destino de passeio para os outros motards, promover a vila pela sua beleza e gastronomia. Queremos também ajudar as instituições locais da melhor maneira.

 

CAUSAS EM QUE PARTICIPOU

O grupo ajudou na recolha de 24 mil quilos de tampas de plástico para trocar por bicicleta automática de ginástica de braços e pernas atribuída a uma motard com limitações físicas. No Natal promoveram o sorteio de um Cabaz cujos proveitos destinaram-se aos Bombeiros Voluntários da Ericeira. Também se associaram a Associação Motards Solidários Cem Por Cento, com quem já distribuíram refeições pelos sem-abrigo de Lisboa. Agora organizam uma festa de apoio à Casa do Gaiato de Setúbal e ao motard Speedy, conhecido companheiro de viagens do grupo.

Primaços Sobre Rodas. - ph. DR