Fotografia: David Samperio
A Câmara Municipal de Mafra anunciou na sexta-feira a constituição do Conselho Municipal do Turismo de Mafra (CMTM), que vai reunir um conjunto de representantes locais, públicos e privados, num organismo que terá por missão dinamizar a oferta turística do concelho.
Segundo a informação avançada pela autarquia, “pretende-se que o CMTM funcione como um espaço privilegiado de diálogo, análise e aconselhamento das melhores opções estratégicas para reforçar o reconhecido potencial turístico do Concelho de Mafra”. Da mesma forma, o executivo pretende com este Conselho contribuir para “a qualificação da oferta turística, com base numa visão estratégica para a inovação, formação, emprego e competitividade”.
O Conselho Municipal do Turismo de Mafra surge enquadrado num contexto de crescimento turístico da região, impulsionado pela Ericeira, Reserva Mundial de Surf, e pelo centro histórico de Mafra. A localização estratégica surge como uma das vantagens competitivas do concelho, que está próximo da capital, do campo e da praia, ao que se alia a diversidade de ofertas, como o Sol e mar, touring cultural e paisagístico, turismo de natureza, gastronomia e vinhos, turismo náutico, desportivo, de negócios e até mesmo o turismo religioso.
O CMTM vai acompanhar regularmente a evolução do turismo no município com base em indicadores económicos, sociais e culturais e formular propostas de promoção e projecção estratégica da oferta turística a partir do diálogo com os representantes locais.
A Câmara Municipal deliberou aprovar o respectivo regulamento, o qual, após apreciação pública, será submetido à aprovação da Assembleia Municipal.