Fotografia: CR-Ericeira Produções
A tuna académica Magna Tuna ApocalISCPSiana, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa, foi a vencedora do concurso de tunas do Festunas que teve lugar na Ericeira no fim-de-semana. Dos 12 prémios em disputa, os alunos do ISCSP arrecadaram cinco, entre eles o de Melhor Tuna.
Apesar do mau tempo, que obrigou à alteração dos lugares previstos para os eventos, o primeiro festival de tunas académicas da Ericeira registou uma boa adesão da população. Destaque para o concurso de tunas que era para ter lugar no Largo de Santa Marta, mas que foi deslocado para a Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, que acabou por ser insuficiente para acolher todos os espectadores que não quiseram perder o evento.
“[O festival] Podia ter sido melhor se fosse na rua, mas os locais em que se efectuaram os eventos não tinham espaço para mais [pessoas]”, disse João Pedro Bernardino, organizador do festival, à AZUL.
A Magna Tuna ApocalISCPSiana acabou por arrecadar alguns dos mais importantes prémios, como o de Melhor Tuna, Melhor Solista, Melhor Serenata e Tuna Mais Tema, que laureou o grupo pela coreografia apresentada para o tema “Peixinhos na Onda”.
A Tunística, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, conquistou o Melhor Passe Calles, pelas performances nas ruas, Melhor Adaptação e Melhor Instrumental. Já a Semper Tunos, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, venceu nas categorias Tuna Mais Tuna, Melhor Pandeireta e Melhor Porta-Estandarte.
No final do festival, a organização mostrou-se satisfeita com o a adesão dos presentes e com a prestação das tunas, embora aponte que há sempre elementos a melhorar. “Tivemos de aplicar sempre o plano B, devido à chuva, mas as coisas correram bem para uma primeira vez”, constatou João Pedro Bernardino.
As tunas participantes do evento elogiaram a Ericeira como um local que oferece excelentes condições para este género de iniciativas. “A opinião geral é positiva, as tunas disseram que nunca viram uma organização assim, que temos muito boas condições para este tipo de eventos.”
Para o próximo ano, a organização espera atrair a presença de pelo menos seis tunas.