Fotografia: DR
É já no Sábado, dia 8 de Março, que o Portuguese Surf Films Festival (PSFF) vai apresentar pelo terceiro ano consecutivo uma selecção de filmes feitos por mulheres, sobre mulheres no surf. E este ano há uma novidade: o evento especial vai realizar-se em Lisboa, numa colaboração com o Cinema Ideal.
“A possibilidade de apresentar esta edição especial do Women in Surf Films em Lisboa representa também a oportunidade de chegar a mais público, mesmo no coração da cidade”, afirmou Susana Andrade, directora do Portuguese Surf Film Festival.
Breaks conta a história da surfista paraolímpica Hannah Dines, que tem paralisia cerebral
Nesta mostra serão apresentadas cinco curtas, que chegam de partes tão distintas como a Austrália, Reino Unido, Espanha, Canadá e Japão.
A Embaixada da Austrália em Portugal junta-se à iniciativa, apoiando a exibição de dois dos filmes que foram produzidos na Gold Coast deste país com fortes ligações ao surf. São elas “Make Way” (da realizadora Abby Hyndman, sobre a discussão ainda corrente da inclusão do género em competições de surf) e “Taking Off”, realizada por Jennifer Jefferies, que conta uma história encantadora sobre mulheres que começam a surfar depois dos 60 anos de idade.
Em declaração, a Embaixada da Austrália em Lisboa afirma que “se orgulha em apoiar a mostra de cinema Women in Surf Films. Em 2025 assinalam-se 65 anos de relações diplomáticas entre a Austrália e Portugal, países que têm muito em comum – incluindo o amor pelo oceano, praias incríveis e excelente surf. Esperamos que se possam juntar a nós para celebrar a vibrante e crescente cena do surf feminino nos nossos países e em todo o mundo. Neste Dia Internacional da Mulher, enquanto reflectimos sobre o tema da ONU ‘Para TODAS as Mulheres e Meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento’, inspiramo-nos nas surfistas que incorporaram esses valores e reafirmamos o nosso empenho na igualdade de género”.
Nesta mostra serão ainda apresentadas outras histórias surpreendentes, como o filme britânico “Breaks”, em estreia absoluta no festival. Esta curta realizada por Christina Yianni, conta a história da surfista paraolímpica Hannah Dines, que tem paralisia cerebral.
Seguir-se-ão mais dois filmes, de enorme sentido estético e poético. São eles “Ur Azala”, com a surfista do País Basco Andrea Molina, realizado pela espanhola Pauloski, e o filme japonês “Mahoroba”, de Naoko Hara.
Os bilhetes custam 5 euros, dando direito a uma “welcome drink” oferecida pelo restaurante Infame, no Intendente, contando com o apoio do hotel ericeirense You and The Sea.
inspiramo-nos nas surfistas que incorporaram esses valores e reafirmamos o nosso empenho na igualdade de género
O Women in Surf Films vai igualmente fazer a sua apresentação no dia 8 na ilha de São Miguel, Açores. Esta mostra acontecerá num ambiente mais descontraído, na Cervejaria Vulcana, logo a partir das 17 horas. A entrada é livre.
A surfista Andrea Molina vai estar presente para apresentar o filme “Ur Azala” e participar numa round-table no início da sessão. O tema a abordar é a “Inclusão no Surf” e vai contar também com a participação de Carolina Carreiro, presidente da AASB (Associação Açores de Surf e Bodyboard).