Volta a Portugal com Parkinson arranca amanhã de Mafra

 

Fotografia: DR

 

É já amanhã que se inicia, em Mafra, o grande desafio de Joaquim Pimenta.

Com 50 anos, Joaquim começou a sentir tremores nas mãos, mas “ligava tudo ao sistema nervoso”, e recentemente confessou no programa “Júlia”, da SIC, ter entrado em depressão após descobrir que tinha Parkinson.

Aos 58 anos, este mafrense propôs-se dar uma volta a Portugal em bicicleta para sensibilizar a sociedade para uma doença que atinge cerca de 20 mil pessoas apenas no nosso país.

Joaquim Pimenta vai percorrer cerca de 2250 km durante um período estimado de 20 a 25 dias, sozinho, tendo a bicicleta como meio de transporte e companhia.

O trajecto vai abranger Portugal de lés a lés

O trajecto vai abranger Portugal de lés a lés: de Mafra ruma ao Algarve, de onde começará a subir até ao Norte do país – a partir de Boticas, em Trás-os-Montes, começará a descida, que terá Fátima como última paragem cheia de simbolismo antes de alcançar a meta em casa… na vila de Mafra.

Em Maio, o protagonista desta incrível prova de superação disse no programa “A Tarde É Sua”, da TVI, que “quando chegar [a Mafra] vou ser o Joaquim que era antes de saber que tinha a doença”.

Joaquim Pimenta vai arrancar às 9 horas do dia 1 de Setembro junto ao Palácio Nacional de Mafra e conta com o apoio de todos, sejam familiares, amigos ou apoiantes deste herói dos tempos modernos.

Pode acompanhar o percurso através do grupo público criado no Facebook.