Fotografia: DR
Arranca Sexta-feira o Mural 18, evento cultural em rede partilhado pelos municípios da Área Metropolitana de Lisboa.
A programação neste 18 municípios (dos quais Mafra faz parte) envolverá múltiplos eventos culturais com transmissão online: festivais de teatro, ciclos de concertos, sessões de leitura, dança contemporânea, pinturas murais, exposições, encontro de escritores e conferências, entre muitas outras iniciativas.
Mural 18 decorrerá durante o primeiro semestre de 2021
Esta é, assim, uma forma de as autarquias continuarem o apoio dado na promoção da cultura e dos artistas locais, numa altura especialmente delicada para todo o sector, sublinhando a importância da cultura na vida das comunidades.
A iniciativa, que une agentes culturais, municípios e cidadãos em defesa da comunidade artística e do nosso património imaterial e material, decorrerá durante o primeiro semestre de 2021, em espaços que valorizam o património cultural e paisagístico do território.
O Mural 18, permitindo aliar arte, cultura, património e turismo urbano numa única plataforma digital, resulta de uma candidatura apresentada pela Área Metropolitana de Lisboa e pelos seus 18 municípios, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020, tendo uma comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 1,5 milhões de euros.
No dia inaugural desta iniciativa, 15 de Janeiro, haverá dois espectáculos protagonizados por artistas do concelho de Mafra: caberá a Abel Chaves “abrir as hostilidades” às 16 horas, com um concerto de carrilhão no Real Edifício de Mafra; e mais tarde, pelas 21 horas, será o Teatro no Ar a levar à cena online “Curtas de Teatro”.
Aqui em baixo pode ficar a conhecer os espectáculos agendados para os artistas do concelho de Mafra, individual ou colectivamente considerados, durante o primeiro trimestre de 2021 no âmbito do Mural 18.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês