Fotografia: Jorge Matreno / ANS
Vasco Ribeiro e Francisca Veselko venceram ontem o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf, que se realizou na Praia de Leça da Palmeira. O derradeiro dia de competição contou com ondas desafiantes de 1m afetadas pelo vento e pela forte corrente.
Na final masculina Vasco Ribeiro venceu Joaquim Chaves, dando continuidade ao domínio que mostrou durante o evento e fechando com chave d’ouro a sua prestação. Numa bateria indefinida nos primeiros minutos, Ribeiro impôs o seu surf com ondas de 7.75 e 6.00 pontos, resultando no score vencedor de 13.75 pontos. Joaquim Chaves tentou contrariar o favoritismo do ex-campeão nacional e europeu, mas sem sucesso, terminando com o score 7.75 pontos. Não deixa, no entanto, de ser um grande resultado para o jovem surfista português de 19 anos, que chegou pela primeira vez a uma final da Liga MEO Surf tendo apresentado surf consistente e de alto nível ao longo de toda a prova.
o actual campeão nacional foi eliminado nos quartos-de-final
“Os primeiros minutos do heat passaram-me ao lado, tive que fazer um reset”, afirmou o campeão, que já venceu este evento por seis vezes. “O meu treinador diz, e com razão, que as finais são para ganhar. Estou muito contente por ter ganho no Porto, é um sítio que eu adoro. É uma vitória muito especial para mim, depois de muitos meses em que muita coisa mudou. Tenho que continuar a fazer o mesmo trabalho. Há ainda muitos campeonatos pela frente, e tudo pode acontecer!”, finalizou.
Martim Nunes e Francisco Ordonhas perderam nas meias-finais para Vasco Ribeiro e Joaquim Chaves, respectivamente. A dupla da nova geração do surf nacional causou sensação nesta prova, apresentando surf de backside crítico e despedindo-se da prova com um 3º lugar ex aequo.
Nos quartos-de-final aconteceu a principal surpresa do dia, com a eliminação do actual campeão nacional e líder do ranking Go Chill, Guilherme Ribeiro. Com um surf de backside vertical, Francisco Ordonhas não se intimidou com o favoritismo de Ribeiro e causou sensação logo na primeira bateria do dia. Nas restantes baterias desta fase Joaquim Chaves venceu Halley Batista e Martim Nunes derrotou Arran Strong, enquanto Vasco Ribeiro levou de vencida Francisco Almeida.
Com estes resultados de Guilherme Ribeiro e Vasco Ribeiro, ambos ficaram empatados no ranking Go Chill. Uma vez que nunca houve confronto directo entre ambos este ano, o critério de desempate é o ranking do ano passado. Assim, Guilherme Ribeiro vai continuar de licra amarela na próxima etapa da Liga MEO Surf, marcada para a Ericeira.
Na final feminina assistiu-se a uma reedição da primeira etapa disputada na Figueira da Foz, mas com um desfecho diferente. Desta vez, Francisca Veselko dominou a final do início ao fim perante Gabriela Dinis, que não se encontrou com as ondas. A actual campeã mundial júnior fez uma combinação de manobras fortes no seu surf de frontside, selando a vitória com a melhor nota do evento feminino, 7.80 pontos, o score final de 14.05 pontos.
Com este resultado, Francisca e Gabriela estão empatadas no ranking Go Chill, sendo que o critério de desempate é o confronto direto este ano, com vantagem para a primeira. Assim, a ex-campeã nacional irá competir na Ericeira com a licra amarela vestida.
os vencedores da Expression Session foram Halley Batista e Teresa Bonvalot
“Encarei o campeonato de forma positiva”, começou por dizer a campeã. “Treino todos os dias, em condições diferentes, por isso foi questão de me adaptar. Na Figueira fiquei em segundo lugar contra a Gabi e agora encontramo-nos novamente na final, fiquei super contente de poder ganhar. É sempre bom ter a licra amarela, é incrível ter o nome estampado nela. Estou ansiosa pela etapa da Ericeira para poder surfar como líder do ranking. Vou para a Austrália já esta semana para o Challenger Series, não poderia ter tido melhor preparação do que ganhar o Joaquim Chaves Saúde Pro”, finalizou.
A actual campeã nacional, Teresa Bonvalot, e a ex-campeã nacional, Carolina Mendes, perderam nas meias-finais para Francisca Veselko e Gabriela Dinis, respectivamente, e saíram desta etapa com um 3º lugar ex-aequo.
Durante a tarde foi realizada a Go Chil Expression Session, cujos vencedores foram Halley Batista com um aéreo reverse e Teresa Bonvalot com um reentry de frontside.
Resultados finais do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro
Final masculina: Vasco Ribeiro 13,75 x Joaquim Chaves 7,75 pontos
Final feminina: Francisca Veselko 14,05 x Gabriela Dinis 5,50 pontos
Joaquim Chaves Saúde Best Wave: Vasco Ribeiro, 8,60 pontos
Bom Petisco Girls Score: Francisca Veselko, 14,60 pontos
Go Chill Expression Session: Halley Batista e Teresa Bonvalot
Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3): Vasco Ribeiro, 14,60 pontos
A Liga MEO Surf volta à água de 10 a 12 de Junho com o Allianz Ericeira Pro, terceira etapa que vai realizar-se na praia de Ribeira D’Ilhas, na Ericeira.
A nível televisivo, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro pôde ser acompanhado em directo na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO –, em www.ansurfistas.com e através das redes sociais em @ansurfistas.