Fotografia: DR
A Caminhando.pt tem uma nova proposta para descobrir os vales e campos verdes das zonas mais rurais de Mafra no dia 17 de Dezembro, a partir das 9:20.
Este evento vai levar os participantes a caminhar numa zona onde não faltam motivos de interesse, seja a Ponte Romana de Cheleiros, sejam as Cascatas de Anços, ou ainda a bem preservada Aldeia da Mata Pequena.
visita pela história e ruralidade do concelho de Mafra
Também deve ser realçado o Penedo do Lexim, apresentado como uma antiga chaminé vulcânica do complexo vulcânico de Lisboa, apresentando uma monumentalidade natural, quase como um castelo de penedos. Esta elevação implantada junto à Ribeira de Cheleiros (actual União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros) foi escolhida como espaço habitacional durante milénios, constituindo um dos mais significativos sítios arqueológicos do concelho de Mafra.
Neste local encontram-se registadas fases de ocupação de diversos períodos cronológicos desde o Neolítico (4000 antes de Cristo) até à época Romana. Há cerca de 5000 anos, no Penedo do Lexim, instalou-se um grupo de pastores e agricultores que deixaram significativos vestígios da sua ocupação: artefactos do quotidiano (olaria, pedra lascada e polida, osso trabalhado, metal e restos de alimentação), áreas habitacionais (cabanas) e estruturas defensivas. Este “castelo natural” rodeado de penedos foi fortificado com muralhas, constituindo-se como um exemplo das primeiras arquitecturas defensivas que surgiram no 3º milénio A.C. em toda a Península Ibérica.
As vistas não acabam por aqui. Outros pontos de interesse desta visita à história e ruralidade de Mafra são a Igreja Matriz de Cheleiros, os rios Lizandro e Mourão, as Cascatas do Rio Mourão, em Anços, a Aldeia da Mata Pequena e os moinhos tradicionais que marcam significativamente a paisagem desta zona.
O ponto de encontro da caminhada está marcado para o Largo da Igreja Matriz de Cheleiros – o percurso conta com uma extensão de 14 quilómetros, ao longo de cerca de 4 horas, e nível de dificuldade 3.5 (numa escala de 1 a 5).
O valor de participação é de 8 euros, devendo ser feita a inscrição prévia através do website da promotora.