Gonçalo Osório apresenta olhar sobre o confinamento na Taberna La Popular

 

Arte: Gonçalo Osório

 

Vai ser inaugurada Sábado ao final da tarde na Taberna La Popular “Corona XX-XX – Um Olhar Sobre o Confinamento”, mostra fotográfica de Gonçalo Osórico, com organização e produção de Eunice Mestre.

Este evento da iniciativa PopulArte, que arrancou em Novembro na Ericeira, está marcado para o dia 12 de Dezembro a partir das 18:30.

os meses do confinamento foram difíceis mas também aguçaram a criatividade

Há cerca de dois anos, o ericeirense Gonçalo Osório recomeçou a fotografar em película e nunca mais parou até ao confinamento, onde se dedica à imagem digital documentando a época de loucos que ainda hoje vivemos.

Os meses do confinamento foram difíceis mas também aguçaram a criatividade: “Corona XX-XX- Um Olhar Sobre o Confinamento” nasce deste período – Gonçalo Osório, com uma câmara digital que lhe caiu nas mãos e partindo de um vasto conjunto de referências pessoais, registou vivências e momentos reclusos do cenário pandémico global…

Gonçalo Osório nasceu em 1973 e estudou artes na escola António Arroio, tendo-se depois dedicado à ourivesaria. Em 2001 mudou de área para cinema e publicidade, iniciando-se assim o seu interesse pela arte da luz, aprendendo técnicas de fotografia através do contacto nas filmagens com directores de fotografia e colegas de trabalho, começando também a fazer fotografia de cena, fotografia de back stage e location scouting.

O projeto PopulArte, surgiu de encontros, das ligações entre pensamentos que se foram cruzando num ambiente casual, remetendo-nos para um colectivo que se debruça sobre a contemporaneidade artística. Esta reflexão colectiva propõe-se à educação e mediação cultural, de uma forma informal, a partir da taberna “La Popular” e integrando uma programação de mostras de autores com várias perspectivas artísticas, conversas com os artistas, pequenos apontamentos performativos, literários e musicais. Visa-se conjugar o lazer e a cultura, propondo um espaço de troca e interacção de massa crítica.