A última paragem dos Trilhos dos Moinhos realiza-se este Sábado na Ericeira. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Mafra que, desde Abril, percorre os moinhos de vento e as azenhas do concelho, providenciando visitas guiadas com demonstração de moagem de cereais.
A ideia é dar a conhecer este importante Património etnográfico através da orientação de Jorge Martins, arquitecto e especialista na matéria, que dá explicações sobre a função dos moinhos e o processo de moagem.
Este é simultaneamente um passeio pedestre a estes locais, que estão muitas vezes situados em zonas pouco acessíveis, sendo por isso indicada a utilização de calçado apropriado.
Segundo Maria Manuel Beringel, da Câmara Municipal, esta é uma iniciativa com muita adesão – o que explica o facto das inscrições para esta visita já estarem preenchidas -, mas tal não impede a participação de alguém que decida fazer parte da iniciativa no próprio dia.
Este Sábado, o ponto de encontro será junto ao Hotel Vila Galé. O grupo seguirá para o moinho de José Soares (Zé Moleiro), situado entre a Lapa da Serra e Fonte Boa da Brincosa, repetindo a tradição dos que antigamente saiam da vila em direcção aos moinhos situados nos locais mais elevados das redondezas para aí comprarem ou moerem os seus cereais.