Fotografia: Hike Land
No dia 29 de Janeiro será possível desfrutar da natureza com uma caminhada organizada pela Hike Land através dos amazónicos bosques do Carvalhal, num percurso que atravessa as densas matas e florestas mediterrânicas que cobrem o vale e as margens do Rio Lizandro, locais de enorme tranquilidade e paisagens de cortar a respiração.
Com início na aldeia do Carvalhal, esta rota é marcada pela passagem por diversos bosques mediterrâneos que persistem no vale do Rio Lizandro, autênticos resquícios da floresta original da região da Grande Lisboa.
estes bosques mediterrâneos são autênticos resquícios da floresta original da região da Grande Lisboa
O Trilho das Murtas, uma vereda localizada a meia encosta do vale do Lizandro, onde impera uma floresta composta sobretudo de carvalhos e sobreiros, leva os participantes às localidades de Cerradas e Moucheira, a partir das quais percorrem antigos trilhos agrícolas que conduzem até às margens do Lizandro. A partir deste ponto, o caminho será feito lado-a-lado da linha de água, por trilhos onde impera uma densa e verdejante vegetação, atravessando diversas pontes de madeira.
Esta caminhada circular conta com uma distância de 12 quilómetros ao longo de aproximadamente 4:30, apresentando um desnível acumulado de +270 metros e um grau de dificuldade nível 2 (numa escala de 1 a 6).
O ponto de encontro está marcado para o Carvalhal, no concelho de Mafra, junto à Associação Cultural e Recreativa, às 10 horas.
O valor por participante é de 10 euros, incluindo uma guia Hike Land no terreno, chá, seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil. É importante realçar que, devido à natureza e dificuldade do evento, todos os participantes devem ser maiores de 11 anos.
As respectivas inscrições podem ser realizadas no website oficial da promotora.