Fotografia: IA Photography
O turismo registou um crescimento de 25,4% no mês de Abril graças ao aumento no número de dormidas de portugueses nos hotéis nacionais, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os números indicam que os hotéis registaram 3,9 milhões de dormidas naquele período, sendo que os turistas nacionais alojados nessas unidades subiram 37%, lado a lado com os espanhóis. O INE destaca mesmo os mercados português e espanhol, os que têm revelado menor impacto no turismo nacional desde o início da crise financeira mundial, pelo forte contributo aos “resultados-recorde” do sector em Abril.
Algarve, Alentejo e Madeira foram as zonas preferenciais dos portugueses, embora o aumento nas dormidas se registe a um nível global nacional. O Algarve foi mesmo a região mais procurada – 27% das dormidas –, à frente de Lisboa (21%) e da região norte (19%). O aumento das dormidas no Alentejo foi de 45%, na Madeira de 5,8% e de 9,5% nos Açores.
Estes números são particularmente expressivos face ao período homólogo do ano passado porque em 2013 a Páscoa foi celebrada em Março. Mesmo assim, as dormidas no terceiro mês de 2014 foram superiores em 4% face ao mesmo período do ano passado.
No que aos turistas estrangeiros diz respeito, os espanhóis foram os que mais visitaram o país, mas também se registou um aumento nos turistas brasileiros e irlandeses no mês de Abril. Só nesse mês, cresceram 21,3% os hóspedes externos, traduzindo-se em 3,76 milhões de dormidas num total de 3,9 milhões.