Tomás Fernandes no Mundial de Surf no Japão

Tomás Fernandes renova pela Billabong. - ph. Carlos Pinto

 

Fotografia: Carlos Pinto

 

Tomás Fernandes, que durante a última semana contribuiu para a histórica vitória do Ericeira Surf Clube (ESC) na Taça de Portugal de Surfing 2018, encontra-se entre os atletas que vão representar a Selecção Portuguesa nos ISA World Surfing Games, a realizar no Japão entre os dias 15 e 22 de Setembro.

Portugal, que foi Vice-Campeão do mundo nas últimas três edições (2015, 2016 e 2017) vai procurar igualar ou suplantar estes resultados nas ondas de Tahara. 28 anos depois, o Japão recebe este campeonato que abrange cerca de 300 atletas oriundos de todo o mundo.

A selecção nacional é composta pelos seguintes surfistas: Vasco Ribeiro, Tomás Fernandes e Pedro Henrique são os três atletas de surf open. No surf feminino, serão Carol Henrique, Camila Kemp e Teresa Bonvalot a representar as cores lusas.

Com a confirmação do Surf nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, as expectativas são ainda mais altas para todos os atletas que querem mostrar o seu seu nível.

“Depois de no último ano termos sido vice-campeões do mundo pelo terceiro ano consecutivo, vamos para o Japão muito confiantes num bom resultado. No entanto, com os Jogos Olímpicos à porta, todas as selecções têm a ambição de prepararem os seus melhores atletas para serem campeões do mundo. Vai ser uma competição difícil, mas queremos colocar novamente Portugal no pódio”, afirmou João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf.

A comitiva portuguesa vai disputar um lugar no pódio com mais de 40 selecções, representadas pelos melhores surfistas mundiais.