Tiago Pires na Vans Triple Crown do Havai

Tiago Pires. - ph. Delarsille

 

Fotografia: Delarsille

 

Tiago Pires está entre os cinco portugueses que obtiveram entrada directa na Vans Triple Crown 2014, a tripla de campeonatos mundiais de surf dos circuitos WQS e WCT da ASP que se realizam no Havai entre 12 de Novembro e 20 de Dezembro.

A Vans Triple Crown é o nome dado à reunião de eventos de surf que têm lugar no Havai no final de cada temporada de campeonatos da ASP. A iniciativa também serve para premiar os melhores atletas em competição no conjunto das três provas. No ano passado, Frederico “Kikas” Morais, surfista de Cascais, venceu o prémio de Rookie do Ano da Triple Crown.

A primeira das três competições deste ano é o Reef Hawaiian Pro, etapa Prime de Haleiwa, entre 12 e 23 de Novembro. Segue-se novo evento Prime, o Vans World Cup of Surfing, em Sunset Beach, de 24 de Novembro a 6 de Dezembro. Por fim, a temporada da ASP encerra com a mítica etapa do WCT Billabong Pipe Masters, em Pipeline, entre 8 e 20 de Dezembro.

Nas etapas Prime do Havai, Tiago Pires será acompanhado por Frederico Morais, Nic von Rupp, Vasco Ribeiro e José Ferreira.

Para além das ondas havaianas, o principal elemento atractivo da Triple Crown deste ano é a decisão do título mundial de surf. O brasileiro Gabriel Medina segue na frente do circuito, mas o australiano Mick Fanning e o norte-americano Kelly Slater anda estão em jogo para o assalto final à coroa.