Tiago Pires e Tomás Fernandes premiados nos Portugal Surf Awards

 

Fotografia: Jorge Matreno/ANSurfistas

 

Tiago Pires e Tomás Fernandes foram os dois surfistas da Ericeira distinguidos no Portugal Surf Awards, evento que faz cair o pano sobre a principal competição nacional.

Sábado o surf nacional vestiu-se de gala para a consagração dos campeões nacionais. A cerimónia, realizada em Cascais, distribuiu prémios pelas mais variadas categorias, com Miguel Blanco e Yolanda Sequeira (recém-consagrados campeões nacionais) a serem rei e rainha no encerramento da Liga MEO Surf 2019. Além dos troféus de campeões nacionais, ambos foram ainda surpreendidos por um prémio extra de mil euros por parte da Santander.

Tiago Pires (considerado o melhor surfista português de sempre) recebeu o Prémio Carreira 2019 por ter sido o primeiro surfista nacional a qualificar-se para a elite mundial de surf, enquanto Tomás Fernandes foi duplamente distinguido: além de ter sido eleito pelos pares, recebendo o prémio Surfers’ Surfer masculino, levou também para casa o troféu respeitante à Maior evolução do ano, atribuído pela imprensa especializada. Se estes prémios não apagam a desilusão por ter perdido a oportunidade de se sagrar campeão nacional, servirão pelo menos de motivação para o futuro do jovem atleta.

Foi poucas horas depois de Miguel Blanco e Teresa Bonvalot terem conquistado o Bom Petisco Cascais Pro (a última etapa da Liga acabaria por conquistar o prémio para evento do ano) que se deu início a esta festa de consagração do surf nacional.

Em termos individuais, foi a vice-campeã nacional Teresa Bonvalot a surfista a subir mais vezes ao palco, uma vez que foi a vencedora da Allianz Triple Crown, da melhor onda do ano – a par de Yolanda Sequeira – e ainda foi distinguida pelas colegas competidoras com o prémio Surfers’ Surfer.

Um dos grandes momentos da noite acabou por ser o discurso do tetracampeão nacional Vasco Ribeiro, após a conquista do prémio para a melhor onda do ano, graças ao 9,80 alcançado durante o Allianz Ericeira Pro. Vasco acabou por chamar ao palco Luís Perloiro, oferecendo o prémio ao jovem surfista, em virtude do tubo de 9,75 pontos que este havia feito na véspera, durante o Bom Petisco Cascais Pro.

 Teresa Bonvalot foi quem subiu mais vezes ao palco

Entre os mais jovens foi Guilherme Ribeiro quem mais brilhou, uma vez que foi premiado a dobrar. Além de vencer o Santander Award a par de Matilde Passarinho, um novo galardão que premeia a performance competitiva e escolar dos surfistas pré-universitários, Guilherme foi ainda o melhor júnior da Liga MEO Surf, o que lhe rendeu a vitória no prémio Sumatra Surf Trip e uma viagem à Indonésia – Mafalda Lopes foi a vencedora entre as raparigas.

Destaque ainda para o prémio Personalidade do Ano que foi vencido pela Selecção Nacional, depois da recente conquista de uma vaga olímpica para os Jogos de Tóquio’2020. Já a Federação Portuguesa de Surf recebeu o prémio Praia Limpa da Fundação Altice.

Liga MEO Surf 2019
– Campeões nacionais e vencedores da Liga MEO Surf: Miguel Blanco e Yolanda Sequeira;
– Vencedores da Allianz Triple Crown: Miguel Blanco e Teresa Bonvalot;
Maior evolução do ano: Tomás Fernandes;
– Melhor onda: Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot e Yolanda Sequeira;
– Juniores do ano: Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes;
– Santander Award: Guilherme Ribeiro e Matilde Passarinho;
Surfers’ Surfer: Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot;
– Melhor Evento: Bom Petisco Cascais Pro;
– Prémio Praia Limpa Fundação Altice: Federação Portuguesa de Surf

Outras Distinções
– Personalidade do Ano 2019: Selecção Nacional de Surf;
Prémio Carreira 2019: Tiago Pires.

Os Portugal Surf Awards são uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da FIRE! em parceria com o MEO.