Miguel Blanco sagra-se bicampeão nacional de surf

 

Fotografia: Jorge Matreno / ANSurfistas

 

Miguel Blanco conquistou hoje o título de campeão nacional da Liga MEO Surf, a principal prova do surf nacional, repetindo o feito que já tinha alcançado em 2018. As contas do título ficaram decididas num dia em que Carcavelos voltou a proporcionar ondas excelentes e tubos no Bom Petisco Cascais Pro, a última etapa do ano.

Apesar de partir em desvantagem pontual no Ranking Santander, a conquista de Blanco começou a desenhar-se logo de manhã, após a eliminação precoce do líder Tomás Fernandes na 2ª ronda. A partir daí, o jovem surfista do Estoril tinha via aberta para o título, mas precisava de chegar até à final da etapa.

a conquista de Blanco começou a desenhar-se após a eliminação precoce de Tomás Fernandes

Ao longo do dia, Blanco foi superando heat após heat, com muita emoção à mistura. Depois de eliminar Filipe Jervis nos quartos-de-final, todas as decisões ficaram marcadas para o embate das meias-finais frente a João Kopke. E foi com uma vitória dramática frente a Kopke, após uma disputa muito equilibrada, onde o resultado final só foi conhecido já com ambos na areia, que Blanco carimbou o segundo título da carreira, garantindo ainda a presença na final do Bom Petisco Cascais Pro, que acontecerá no sábado.

Há dois anos nem sequer tinha vencido uma etapa e agora sou bicampeão nacional

“Foi um dia bem comprido em que tive de jogar tudo em cada heat”, começou por afirmar Blanco, de 23 anos, após a conquista. “Tinha de chegar à final para renovar o título e isso não era uma tarefa assim tão fácil de concretizar. Este último heat foi muito renhido e houve muita emoção no final, o que tornou tudo muito especial. Estou muito contente por mais este título. Há dois anos nem sequer tinha vencido uma etapa e agora sou bicampeão nacional”, frisou.

À parte da decisão do título nacional, os restantes surfistas ofereceram um excelente espectáculo  dentro de água, com vários tubos ao longo do dia que foram pontuados na casa da excelência, ou seja, acima de 8 pontos num máximo de 10. Destaque para Luís Perloiro, que roçou a perfeição com um tubo incrível para a esquerda que foi pontuado com 9,75 pontos e que o ajudou a eliminar o tetracampeão nacional Vasco Ribeiro nos quartos-de-final.

Após esse surpreendente triunfo, Perloiro enfrentou o surfista açoriano Jácome Correia, voltando a ser bem-sucedido. Perloiro, que garantiu já o melhor resultado da carreira na Liga MEO Surf, vai, agora, lutar pelo triunfo na etapa frente a Miguel Blanco. Um duelo marcado para sábado, com a chamada marcada para as 9:30.

Já na prova feminina realizou-se a meio da tarde a 2ª ronda, com várias surfistas a dar nas vistas em condições exigentes. A recém-consagrada campeã nacional Yolanda Sequeira brilhou mais alto que toda a gente, depois de vencer o seu heat com o melhor score da competição feminina até ao momento, graças a uma onda de 8,50 pontos e outra de 7, que perfizeram um total de 15,50 pontos em 20 possíveis. Teresa Bonvalot, Mafalda Lopes e Carol Henrique foram as outras surfistas a seguir para as finais.

Meias-finais femininas:
Teresa Bonvalot x Carol Henrique
Yolanda Sequeira x Mafalda Lopes

Final masculina:
Luís Perloiro X Miguel Blanco

Agenda de sábado:
9:30 – Call terceiro dia de competição
9:00 – Workshop fotografia Canon por Ricardo Bravo (sujeito a confirmação)
10:00 – Fundação Altice: limpezas de praia aberta a voluntários
12:00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos “Quem mais sabe, melhor defende” e “Quem mais sabe, melhor defende kids”
11:00 – Renault: Expression Session (por confirmar)
12:00 – Finais do Bom Petisco Cascais Pro (por confirmar)
14:00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Bom Petisco Cascais Pro (por confirmar)
20:00 – Portugal Surf Awards (acesso reservado)