Tempestade Hércules deixa danos materiais nas praias da Ericeira

Tempestade Hércules Algodio 2014. - ph. AZUL

 

Fotografia: AZUL

 

A hora é de rescaldo após a passagem da tempestade Hércules pela Ericeira, deixando um rasto de destruição em diversas praias da vila jagoz.

O pico da tempestade terá sido já ao fim da tarde de ontem, com a maré a encher, mas só com a primeira luz da manhã de hoje se pôde verificar os estragos provocados pela ondulação de quase 8 metros e período de vaga a ultrapassar os 20 segundos.

A praia do Algodio (Norte) terá sido uma das mais afectadas pelas ondas do mar, com o muro a ficar parcialmente destruído. Parte da estrutura do bar da praia foi arrasada e o Clube Naval também sofreu danos materiais devido à força das ondas.

Na praia dos Pescadores, a força do mar danificou várias embarcações e encheu de entulho as casas onde os pescadores guardam as artes de pesca. As ondas provenientes do Algodio não só galgaram o pontão como também escoaram para o Porto de Pesca.

Na praia do Sul, o calçadão esteve encerrado aos transeuntes e o mar destruiu parte do muro junto ao restaurante Miradouro da Baleia. Vários bancos foram arrancados do solo e o restaurante ficou com os vidros da fachada e a porta quebrados. O Hotel Vila Galé também não escapou à tempestade marítima, que destruiu parcialmente o muro junto das piscinas.

Ontem, durante a tarde, vários habitantes da Ericeira assistiram à fúria do mar junto às furnas, mas acabaram por ser retirados por elementos da Protecção Civil, que encerraram a circulação de veículos e pessoas naquela zona.

Na Foz do Lizandro, o mar voltou a unir-se ao rio e os renovados passadiços de madeira acabaram parcialmente destruídos pelas ondas.

Contactados pela AZUL, a Protecção Civil e os Bombeiros da Ericeira não adiantaram quaisquer informações sobre danos noutros pontos da Ericeira, nem sobre eventuais pedidos de ajuda do habitantes.

Tempestade Hércules Sul 2014. - ph. AZUL

Praia do Sul.

Tempestade Hércules Algodio 2014. - ph. AZUL

Praia do Algodio.

Tempestade Hércules Pescadores 2014. - ph. AZUL

Porto de Pesca.