Fotografia: DR
Praia do Norte (ou Algodio), centro da Ericeira, São Julião e Ribamar – foram estes os locais escolhidos pela produtora MarginalFilmes para a recente rodagem dum telefilme.
A RTP vai estrear, possivelmente ainda este mês, uma série de telefilmes: serão no total 13 filmes de 13 realizadores portugueses sobre 13 contos de escritores portugueses dos últimos dois séculos até à criação contemporânea.
dificilmente se encontra um cenário tão equilibrado para o espírito da nossa estória
E entre estes encontra-se a adaptação do conto “Miss Beijo”, de Lídia Jorge, que “conta a estória de uma jovem de família modesta que, para ajudar o irmão em francas dificuldades e revoltado com as injustiças do empregador, desperta inesperadamente para a dureza da vida, que até ali tinha sido simples e restringindo-se aos estudos e ao desfrutar dos prazeres da simplicidade e beleza da vila onde vive, da praia e do despertar ingénuo da puberdade.”
Contactada pela AZUL, a produção deste telefilme declarou que a escolha recaiu sobre a Ericeira devido à “conjugação ainda muito equilibrada dos traços da pureza aldeã com uma vila moderna implantada sobre uma arriba impressionante e praias extensas.” O produtor Ricardo Pugschitz de Oliveira considera mesmo que “dificilmente se encontra um cenário tão equilibrado para o espírito da nossa estória, pelo menos visualmente.”
A rodagem, decorrida em Agosto, “correu impecavelmente, em termos logísticos e de colaboração de instituições e habitantes. Tivemos um apoio muito eficiente e, pelo facto de estarmos em época alta, conseguimos imprimir muita vida e excelente luz ao resultado final.”
Entre os actores de “Miss Beijo”, realizada por Miguel Simal e com argumento adaptado de Patrícia Muller, encontra-se Aldo Lima, também famoso pelo seu trabalho de comediante.
Entre os nomes mais conhecidos do grande público que participam nesta série de telefilmes encontram-se o realizador António-Pedro Vasconcelos e os actores Rui Luis Brás, Gonçalo Dinis, Carla Chambel, António Pedro Cerdeira ou José Fidalgo.
Os títulos, autores, argumentistas e realizadores destes 13 telefilmes são os seguintes:
A ABÓBADA (Alexandre Herculano, 1810-1877)
Argumentista Pedro Marta Santos
Realizadora CLÁUDIA CLEMENTE
O TESOURO (Eça de Queiroz, 1845-1900)
Argumentista Pedro Marta Santos
Realizador CARLOS COELHO DA SILVA
O SÍTIO DA MULHER MORTA (Manuel Teixeira-Gomes, 1860-1941)
Argumentista Patrícia Muller
Realizador JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
UM JANTAR MUITO ORIGINAL (Fernando Pessoa, 1888-1935 – por Alexander Search)
Argumentista Miguel Simal
Realizador LEANDRO FERREIRA
FRONTEIRA (Miguel Torga, 1907-1995)
Argumentista Miguel Simal
Realizador JOÃO CAYATTE
O ÓDIO DAS VILAS (Manuel da Fonseca, 1911-1993)
Argumentista Miguel Simal
Realizador ANTÓNIO DA CUNHA TELLES
O RAPAZ DO TAMBOR (Fernando Namora, 1919-1989)
Argumentista Pedro Marta Santos
Realizador FILIPE HENRIQUES
A PEREIRA DA TIA MISÉRIA (Conto popular português de 1920)
Argumentista Patrícia Muller
Realizador MARIE BRAND
O LAVAGANTE (José Cardoso Pires, 1925-1998)
Argumentista Pedro Marta Santos
Realizador ANTÓNIO-PEDRO VASCONCELOS
UMA VIDA TODA EMPATADA (Mário de Carvalho, 1944)
Argumentista Miguel Simal/Leandro Ferreira
Realizador TIAGO P. DE CARVALHO
MISS BEIJO (Lídia Jorge, 1946)
Argumentista Patrícia Muller
Realizador MIGUEL SIMAL
AS CINZAS DA MÃE (Cristina Norton, 1948)
Argumentista Patrícia Muller
Realizador JOSÉ FARINHA
A MORTE DO SUPER-HOMEM (Rui Zink, 1961)
Argumentista Pedro Marta Santos
Realizador JOÃO TEIXEIRA