Fotografia: DR
Foram anunciadas recentemente as praias, marinas e embarcações eco-turísticas que vão poder hastear a Bandeira Azul durante a época balnear de 2022, que arrancou já no dia 7 de Maio em algumas zonas de Portugal.
Este ano, seis praias do Concelho de Mafra voltam a ser distinguidas com este galardão: Algodio (Praia do Norte), Baleia (Praia do Sul), Foz do Lizandro-Mar, Porto da Calada, Ribeira d’Ilhas e São Lourenço.
No concelho de Mafra a época Balnear arranca no dia 18 de Junho, prolongando-se até 11 de Setembro.
programa Bandeira Azul 2022 continua a trabalhar no tema “Recuperação de Ecossistemas
No total, em 102 municípios nacionais, são 393 praias (mais 21 do que no ano passado), 18 marinas, – mais 2 – e 11 embarcações de ecoturismo (mais 9) que mostrarão a cor azul além do verde, amarelo e vermelho, um símbolo que desafia a conservar os diversos ecossistemas, tanto no mar como em terra.
A zona mais destacada foi o Algarve, com 86 bandeiras azuis. Segue-se o Norte (82), Tejo (77), Centro (50), Açores (42), Alentejo (40) e, por último, a Madeira (16).
A cerimónia oficial que marca o hastear da primeira Bandeira Azul em praias costeiras decorrerá no dia 9 de Junho, na praia da Figueirinhas, em Setúbal.
O programa Bandeira Azul 2022 continua a trabalhar no tema “Recuperação de Ecossistemas” e, segundo a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), tem como principal objectivo “desafiar o olhar para os ecossistemas, identificar aqueles que podem recuperar e desenvolver actividades nesse sentido”, de forma a restaurar e preservar os ecossistemas, marinhos ou terrestres.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês