Projecto-piloto de separação de restos de comida na Ericeira

 

Fotografia: DR

 

O Município de Mafra inicia hoje na Ericeira sessões de sensibilização e esclarecimento para o projecto de biorresíduos “Separe mais e Transforme melhor”.

Este projecto-piloto de separação dos restos de comida para produção de energia eléctrica e de composto orgânico vai, precisamente, arrancar na vila jagoza antes de ser alargado ao restante concelho. Numa primeira etapa, serão abrangidas cerca de 5500 famílias residentes na Ericeira, abrangendo-se de seguida a população das demais freguesias.

As sessões de sensibilização e esclarecimento realizam-se entre os dias 16 a 18 de Outubro (de Sexta-feira a Domingo, portanto) na Praça da República – o popular “Jogo da Bola” –, nos dias 22 a 24 de Outubro nas Galerias de São Sebastião, nos dias 30 de Outubro e 1 de Novembro no Parque Intermodal da Ericeira e, por fim, nos dias 6 a 8 de Novembro no Mercado Municipal da Ericeira – se nas sextas-feiras estas sessões estão agendadas para as 17 horas, nos sábados e domingos serão das 9 às 12 horas e das 15 às 19 horas.

os resíduos serão separados nas instalações da Tratolixo

Cada família receberá um pequeno caixote de lixo, um rolo de sacos de cor verde com atilhos e um folheto explicativo. Os restos de comida serão depositados, separadamente, no saco verde, que deverá ser devidamente fechado e colocado no contentor do lixo indiferenciado. De dois em dois meses, será fornecido um novo conjunto de sacos.

Posteriormente, estes resíduos serão separados nas instalações da Tratolixo e utilizados para produção de biogás (a partir do qual se produzirá energia eléctrica) e de composto orgânico, utilizado para enriquecimento dos solos. Desta forma, evita-se que estes materiais orgânicos sejam depositados em aterro sanitário.

Pode proceder à sua inscrição aqui. Para mais informações, pode seguir este link.