Fotografia: DR
O projecto Save Our Home – S.O.H., fundado em 2018, procura incentivar pessoas a levarem uma vida ecológica.
Criado por Beatriz Andrade, uma jovem de 15 anos residente na Carvoeira e que frequenta o 10º ano na escola da Ericeira, dedica-se a sensibilizar as pessoas para as questões ambientais, que afectam não só os ecossistemas como a própria Humanidade. “A minha preocupação com o ambiente e oceanos vem desde os meus 7/8 anos, quando comecei a ter mais consciência das coisas”, diz Beatriz Andrade, que reconhece ter sido incentivada pela sua família.
o projecto Save Our Home já recebeu algum reconhecimento e exposição mediática
“Sou atleta da modalidade de ténis e adoro surfar. Sempre tive uma forte ligação com o mar, daí a origem do Save Our Home”, afirma a criadora da S.O.H., que antes da quarentena incluía na sua rotina vários pequenos passos que ajudam a fazer uma grande diferença:
“- Quando vou passear o meu cão, apanho o lixo todo que encontro
– Vou simplesmente passear com o propósito de apanhar lixo nas ruas
– Organizo apanhas de lixo nas praias.”
Na fase que atravessamos, Beatriz vai estudando formas ainda mais eficazes para reduzir completamente o plástico em sua casa, fazer a devida compostagem e ao mesmo tempo passar essa informação ao maior número de pessoas, sejam familiares, amigos ou desconhecidos, através de publicações no Instagram, onde faz publicações e um quizz semanal.
Em 2018 e 2019, Beatriz organizou iniciativas e recolha de lixo na sua escola. Essas acções já trouxeram, nomeadamente, algum reconhecimento e exposição mediática a este projecto.
Além de ter sido entrevistada por João Moleira no “Programa da Cristina” da SIC, Beatriz Andrade foi embaixadora ecológica do Trail Summer Challenge e da Lynx Race (transmitida em directo para a TVI 24) e foi ao Summit National Geographic no Porto, que realizou uma reportagem de final de curso para a RTP.
Além do mais, esta activista já deu algumas palestras em escolas do 3º ciclo sobre o Save Our Home – ao longo dessas iniciativas, tanto ela como os professores chegaram à conclusão que as crianças/jovens ouvem melhor outros jovens do que propriamente os adultos, o que demonstra a importância de projectos como este.