Fotografia: DR
No dia 21 de Outubro (Sexta-feira) a Sala Elíptica do Palácio Nacional de Mafra vai abrir portas à liberdade e ao movimento, servindo de palco à realização do espectáculo de dança contemporânea “Sinais de Pausa”.
A exibição, promovida pela Câmara Municipal de Mafra, é uma produção dos bailarinos e coreógrafos São Castro e António M Cabrita inspirada pelo universo de José Saramago. O espectáculo insere-se nas comemorações do centenário do nascimento do escritor português, realizando-se no âmbito da candidatura à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), contemplada na acção “Programação Cultural RTCP”.
a palavra tornou-se muito mais evidente e visceral, porque a peça passou a ser quase uma escrita com o corpo
Este espectáculo, cujo nome é uma referência à forma como o Prémio Nobel da Literatura português preferia classificar o papel desempenhado pelo ponto e a vírgula na escrita, mostra a acentuada relação que os dançarinos sempre tiveram com a palavra do ponto de vista criativo.
“Já é uma ferramenta inerente ao nosso trabalho. No entanto, aqui tornou-se muito mais evidente e visceral, porque a peça passou a ser quase uma escrita com o corpo, transformar a palavra em fisicalidade no corpo”, contou António M Cabrita em entrevista à agência Lusa.
São Castro e António M Cabrita não se ficam apenas pelo universo de José Saramago, pois este par de dançarinos e coreógrafos tem trabalhado a partir de obras de vários outros criadores de diversas áreas artísticas.
Esta sessão tem entrada gratuita, sendo necessário no entanto o levantamento dos ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira ou no Palácio Nacional de Mafra, uma hora antes do início da mesma.