Santiago Ribeiro conquista Taça de Portugal de Karting

 

Fotografia: DR

 

Santiago Ribeiro conquistou a Taça de Portugal de Karting este fim-de-semana, em Braga, chegando assim ao título de campeão na categoria-rainha X30.

Na sua quarta época no Karting de competição, o jovem atleta da Ericeira atingiu o ponto mais alto da sua carreira até ao momento, ao conquistar a mais emblemática competição do Karting nacional: a Taça de Portugal. O carisma e o apelo da mediática prova levaram quase 40 pilotos ao Kartódromo Internacional de Braga, onde Santiago Ribeiro começou por sentir alguns problemas com o motor do seu kart no primeiro dia da prova, no Sábado.

este é um momento que nunca irei esquecer. É a recompensa por todos os treinos, todas as corridas, todas as viagens e todo o esforço da minha família

Ainda assim, o piloto da Ericeira conseguiu o segundo melhor tempo nos treinos cronometrados, a apenas 0,1 segundos da pole-position, terminando depois a fase das mangas de qualificação no 7º lugar.

Na pré-final protagonizou três ultrapassagens rumo ao 4º lugar, posição da qual arrancou para a corrida decisiva. Já na final, Santiago Ribeiro manteve-se no grupo que disputou o primeiro lugar até à última volta, altura em que conseguiu superar três pilotos numa só manobra, chegando a uma vitória emocionante.

“Foi uma explosão de emoções muito difícil de explicar por palavras”, comentou o piloto, acrescentando ainda que “a prova até não tinha começado bem, porque o motor não estava competitivo e tive de desgastar bastante os pneus durante as mangas. Percebi que tinha de estar concentrado e dar o meu melhor para poder vencer. Este é um momento que nunca irei esquecer. É a recompensa por todos os treinos, todas as corridas, todas as viagens e todo o esforço da minha família, da minha equipa EKO/Birel ART Portugal, do Paulo Martins (PTM), do Márcio Carreira, do ‘coach’ Ricardo Borges e dos meus patrocinadores, a quem dedico esta vitória.”

Esta foi uma prova organizada pela Associação dos Comissários de Desportos Motorizados do Estoril (ACDME), tendo recebido um total de 105 pilotos, distribuídos por seis categorias distintas, nomeadamente a Iniciação, a Cadete 4T, a X30 Mini, a Júnior, a X30 (que incluiu a classe Master) e a X30 Super Shifter, que conta com as classes Sénior, Master e Gentleman.