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Meio milhão de euros foi quanto a histórica marca portuguesa Sanjo investiu para iniciar a produção numa unidade da zona industrial da Venda do Pinheiro, junto à A21. Na Fersado trabalham diariamente 14 pessoas na produção de ténis que, até à década de 80, eram um ícone da moda de calçado em Portugal.
A Sanjo, que soma 45 anos e foi líder nas vendas de ténis até ao final dos anos 70, escolheu o concelho de Mafra para voltar a fabricar um produto que, a partir de agora, estará também disponível no site de vendas online Amazon. “Passámos de uma empresa que importava o seu produto para passarmos a produzi-lo a 100% em Portugal e a exportá-lo para o mundo”, afirmou à agência Lusa o gerente Paulo Fernandes, referindo-se ao facto de, até agora, toda a produção ter sido realizada na Ásia.
A histórica marca tinha deixado de produzir as sapatilhas Sanjo há mais de 30 anos, depois da fábrica de São João da Madeira ter deixado de laborar no decorrer das dificuldades financeiras surgidas no início dos anos 80, com o fim das restrições nacionais à importação de produtos. Entretanto, a marca voltou a ser comprada em 2009 e, agora, é na unidade da Venda do Pinheiro que são realizados os trabalhos de finalização do calçado ao longo da linha de montagem, com capacidade para produzir 150 mil pares de sapatos por ano.
Pelo menos metade da produção de calçado é para exportar para mercados como a Inglaterra, França e Alemanha, sendo que em Portugal os ténis Sanjo já estão presentes em mais de 300 pontos de venda. O objectivo é crescer para dar renovado sentido ao clássico slogan: “Há um Sanjo para cada pé”.