Fotografia: DR
“The Salt Trail”, produzido e realizador pelo sul-africano Mark Waters, venceu o prémio Surf Film Best da 3ª edição do agora Allianz Portuguese Surf Film Festival, que terminou ontem na Ericeira.
O filme é um retrato vivido e claro de uma série de viagens e contactos com diferentes culturas e cenários proporcionados pelo surf. A produção de Waters, que esteve na Ericeira, acabou mesmo por levar o prémio maior do certame deste ano.
O Allianz Portuguese Surf Film Festival juntou na Ericeira, entre Quinta-feira e Domingo, filmes de surf, música e arte. Foram 15 os filmes em projecção, um deles em estreia mundial e outros quatro em estreia europeia, que se desdobraram entre a Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva e a praia dos Pescadores, no Sábado à noite. Nessa mesma noite houve ainda concertos de Lusitanian Ghosts e Primitive Reason.
Na galeria da Casa de Cultura foi ainda inaugurada uma exposição de artistas ligados ao surf e ao mar, mostra que estará patente naquele espaço até 10 de Agosto.
Já no final do festival chegou o anúncio oficial de que a seguradora Allianz voltará a ser o patrocinador oficial do Portuguese Surf Film Festival na 4ª edição do certame, em 2015.
A lista dos vencedores das diferentes categorias (a organização do festival atribuiu ainda uma menção honrosa a “Out in the Line Up”, de Ian W Thomson) é a seguinte:
SUSTAINABILITY AWARD
Tierra de Patagones, de Julian & Joaquin Azulay
AUDIENCE AWARD
The Ripple Effect, de Peter Hamblin
SOUNDTRACK BEST
Home Coming, de Iker Treviño
SHORTS BEST
Rail to Rail, de Joel Sharpe